ESCREVER: UM DESAFIO AOS ALUNOS DA/NA PÓS-GRADUAÇÃO

Auteurs

  • Elisete Moccelin Machado Université de l'État de santa catarina image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234609172017081

Mots-clés :

escrever, exercício, resiliência

Résumé

O exercício da escrita é um desafio ao pesquisador e ao estudante acadêmico, exige leitura, base teórica, fundamentação, num fazer solitário e perseverante. A pesquisa traz desconforto, desacomodação, entristece, exige muito até chegar ao caminho, ao diálogo - documento, teoria, afetos explicativos, plausibilidades - potências e desejos. A paixão pelo tema e pelo objeto de pesquisa minimizam as dificuldades e facilitam o exercício da escrita, especialmente no quesito disserta- ção ou tese. Escrever é uma construção amorosa, um ponto de partida, de resiliência e de apaixonamento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Elisete Moccelin Machado, Université de l'État de santa catarina

PPGAV

Références

DE MARTINO, M. B. Do vazio ao labirinto: o espaço e a arte contemporânea. Uma história das sensibilidades e percepções sobre o espaço através da Arte Con-temporânea. Dissertação de Mestrado. UFSC, 2004.

DURAS, M. Escrever. Trad. de Rubens Figueiredo. São Paulo: Ed. Rocco, 1993-1994.

FREITAS, M. E. de. Viver a tese é preciso! A Bússola do Escrever: desafios e es-tratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3ª ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2012. p.223-234.

MAZZOTTI, A. J. A. A “revisão da bibliografia” em teses e dissertações: meus ti-pos inesquecíveis – 0 retorno. A Bússola do escrever: desafios e estratégias na orien-tação e escrita de teses e dissertações. 3ª ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2012. p. 41-59.

RAZZAQ, A. A. Al. Obra interativa do artista iraquiano. Disponível no endereço:http://www.imobiliariasnews.com/2014/09/arte-interativa-usando-objetos--quevoce.html#sthash.aWw9 Vxqd.dpuf. Acesso em 21 de abril de 2016.

TEXTOS e ANOTAÇÕES. Aulas da Disciplina: Seminário de Pesquisa I. CHEREM. Rosângela, UDESC, 2016.

Téléchargements

Publiée

2017-04-30

Comment citer

MACHADO, Elisete Moccelin. ESCREVER: UM DESAFIO AOS ALUNOS DA/NA PÓS-GRADUAÇÃO. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 81–88, 2017. DOI: 10.5965/2175234609172017081. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/8026. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê