ESCREVER: UM DESAFIO AOS ALUNOS DA/NA PÓS-GRADUAÇÃO

Auteurs

  • Elisete Moccelin Machado Université de l'État de santa catarina image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234609172017081

Mots-clés :

escrever, exercício, resiliência

Résumé

O exercício da escrita é um desafio ao pesquisador e ao estudante acadêmico, exige leitura, base teórica, fundamentação, num fazer solitário e perseverante. A pesquisa traz desconforto, desacomodação, entristece, exige muito até chegar ao caminho, ao diálogo - documento, teoria, afetos explicativos, plausibilidades - potências e desejos. A paixão pelo tema e pelo objeto de pesquisa minimizam as dificuldades e facilitam o exercício da escrita, especialmente no quesito disserta- ção ou tese. Escrever é uma construção amorosa, um ponto de partida, de resiliência e de apaixonamento.

Téléchargements

Biographie de l'auteur

Elisete Moccelin Machado, Université de l'État de santa catarina

PPGAV

Références

DE MARTINO, M. B. Do vazio ao labirinto: o espaço e a arte contemporânea. Uma história das sensibilidades e percepções sobre o espaço através da Arte Con-temporânea. Dissertação de Mestrado. UFSC, 2004.

DURAS, M. Escrever. Trad. de Rubens Figueiredo. São Paulo: Ed. Rocco, 1993-1994.

FREITAS, M. E. de. Viver a tese é preciso! A Bússola do Escrever: desafios e es-tratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3ª ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2012. p.223-234.

MAZZOTTI, A. J. A. A “revisão da bibliografia” em teses e dissertações: meus ti-pos inesquecíveis – 0 retorno. A Bússola do escrever: desafios e estratégias na orien-tação e escrita de teses e dissertações. 3ª ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2012. p. 41-59.

RAZZAQ, A. A. Al. Obra interativa do artista iraquiano. Disponível no endereço:http://www.imobiliariasnews.com/2014/09/arte-interativa-usando-objetos--quevoce.html#sthash.aWw9 Vxqd.dpuf. Acesso em 21 de abril de 2016.

TEXTOS e ANOTAÇÕES. Aulas da Disciplina: Seminário de Pesquisa I. CHEREM. Rosângela, UDESC, 2016.

Téléchargements

Publiée

2017-04-30

Comment citer

MACHADO, Elisete Moccelin. ESCREVER: UM DESAFIO AOS ALUNOS DA/NA PÓS-GRADUAÇÃO. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 81–88, 2017. DOI: 10.5965/2175234609172017081. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/8026. Acesso em: 1 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê