CORPO E ORIGAMI: UM ESTUDO SOBRE DOBRAS E SUA INOVAÇÃO DENTRO DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Auteurs

  • Samanta Aline Teixeira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Caroline Apolinário Gomes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Luis Carlos Paschoarelli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Milton Koji Nakata Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Monica Moura Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234607142015102

Mots-clés :

corpo , origami, arte, dobras, contemporâneo

Résumé

Esse artigo analisa a arte contemporânea em comunhão com as técnicas criativas do corpo e do origami, gerando o entrelaçamento entre as artes manuais e corporais e a tecnologia a elas aplicada. Em um primeiro momento, é analisado o cenário contemporâneo, as novas tecnologias e os caminhos da sociedade atual. Em um segundo momento, considera-se o comportamento do corpo e do origami inseridos dentro desse novo contexto. Por fim, são analisados alguns projetos que utilizam como principal alicerce a performance corporal e as dobraduras japonesas.

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Bibliographies de l'auteur

Samanta Aline Teixeira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda na Pós Graduação em Design, Planejamento de Produto, pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", unidade FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, em Bauru/SP. Bacharela em Design Gráfico pela UNESP em 2012, com Diploma de Mérito Acadêmico, tendo em vista o melhor desempenho da aluna no curso dentro do período diurno. Foi pesquisadora de Iniciação Científica em 2011, financiada pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Estuda o aspecto dobra/dobradura (origami) em conexão com o Design Contemporâneo.

Caroline Apolinário Gomes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design - Linha de Pesquisa Planejamento de Produto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho . Possui graduação em Design pela mesma universidade (2009-2014). Membro do Grupo de Pesquisas Design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura. Tem experiência na área do Design Gráfico, atuando principalmente com editoração, ilustração, ambientação e produção cenográfica.

Luis Carlos Paschoarelli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

É Livre-Docente em Design Ergonômico pela Universidade Estadual Paulista (2009); possui pós-doutorado em Ergonomia (2008) pela Universidade Técnica de Lisboa; doutorado em Engenharia de Produção (2003) pela UFSCar; Mestrado em Projeto, Arte e Sociedade - Desenho Industrial (1997) e graduação em Desenho Industrial (1994) pela UNESP. É co-lider no Grupo de Pesquisa Design Ergonômico: Projeto e Interfaces onde coordena os projetos de pesquisa: Design Ergonômico: avaliação e intervenção ergonômica no projeto, Design Ergonômico: metodologias para a avaliação de instrumentos manuais na interface homem X tecnologia e Contribuições do Design Ergonômico na pesquisa e projeto de equipamentos para a reabilitação de pessoas com capacidades específicas. Está lotado no Laboratório de Ergonomia e Interfaces - Departamento de Design, onde atua como docente no curso de graduação em Design e do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP. Tem experiência na área do design, ergonomia, design ergonômico, design de produto e design gráfico. Atualmente é o coordenador do Programa de Pós-graduação em Design - Mestrado e Doutorado - da UNESP e "Ergonomista Sênior" da ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia.

Milton Koji Nakata, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Comunicação Visual pela Fundação Educacional de Bauru (1982), mestrado em Projeto Arte e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Comunicação e Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, lotado no Departamento de Design, onde atua como docente no curso de graduação em Design e de Programa de Pós-graduação em Design. É membro do grupo de pesquisa Design Contemporâneo.Tem experiência na área de Artes e Design, com ênfase em Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: ilustração, projeto gráfico, design gráfico, identidade visual e artes visuais. 

Monica Moura, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Pós Doutoramento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio (2012), Doutora (2003) e Mestre (1994) pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Bacharel em Artes Visuais e Licenciada em Educação Artística/ Arte Educação (1983) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo - FEBASP. Designer e Professora com atuação nas áreas de Design de Interiores, Gráfico, Moda e Mídias Digitais. Pesquisadora em Design, sendo sua principal pesquisa atual a respeito do Design Contemporâneo Brasileiro. Atualmente é Professora Assistente Doutora no Departamento de Design, Professora Permanente e Orientadora Credenciada no Programa de Pós Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC e Professora Colaboradora no Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Coordena o Grupo de Pesquisa 'Design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura' e atua nas Linhas de Pesquisa Planejamento de Produto e Teoria e Crítica do Design. Membro de associações, comitês científicos e do corpo editorial de publicações acadêmico-científicas da área de Design. Presidente da Sociedade Brasileira de Design da Informação-SBDI (gestão 2011-2013). Membro fundador e da diretoria da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - ABEPEM (gestão atual). Responsável pela Editoria em Design da Estação das Letras e Cores Editora e Colunista da Revista Dobras. Tem experiência na área do Design (ambiente/ interiores, gráfico, informação, moda, produto) e seus temas de pesquisa de maior interesse são: Design Contemporâneo; Teoria do Design; Relações entre Design e Arte; Tecnologias e Mídias Digitais; Ensino; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade; Metodologias e Processos em Design.

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Publiée

2015-12-18

Comment citer

TEIXEIRA, Samanta Aline; GOMES, Caroline Apolinário; PASCHOARELLI, Luis Carlos; NAKATA, Milton Koji; MOURA, Monica. CORPO E ORIGAMI: UM ESTUDO SOBRE DOBRAS E SUA INOVAÇÃO DENTRO DA ARTE CONTEMPORÂNEA. Palíndromo, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 102–123, 2015. DOI: 10.5965/2175234607142015102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/6847. Acesso em: 22 nov. 2024.

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