Origami contemporâneo: um estudo sobre a arte em dobra e sua mutabilidade prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234606122014094

Palavras-chave:

origami contemporâneo , arte, criativo, dobra

Resumo

Este artigo visa buscar novas formas de manifestação criativa e artística do origami nos dias de hoje. Depois de atravessar inúmeras gerações e países, o que se nota são as funções mais abrangentes do origami além da simples confecção de dobraduras em papel: o dobrar vem desencadeando uma série de novas construções híbridas dentro do projeto e da criação. A modularidade, o coletivo, o construir consciente, o contemporâneo e a inovação são relações intrínsecas à práxis artística que configuram um panorama adjacente e subordinado à estrutura principal que regem este projeto de pesquisa. Apostamos na essência do origami como uma funcionalidade tangível para o pensamento criativo.

 

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Biografia do Autor

Samanta Aline Teixeira, São Paulo State University

Bacharela em Design Gráfico pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, em 2012, com Diploma de Mérito Acadêmico, tendo em vista o melhor desempenho da aluna no curso dentro do período diurno. Foi pesquisadora de Iniciação Científica durante a graduação, financiada pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, com ênfase no aspecto dobra/dobradura em conexão com o Design Contemporâneo.

João Fernando Marar, São Paulo State University

Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo, USP São Carlos, (1985). Mestrado em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, USP São Carlos, (1992) . Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco , UFPe Recife,(1997). Pós Doutorado Universidade de Lisboa, Departamento de Informatica, (2007-2008). Bolsista Produtividade CNPq (2009-2013). Atualmente é Projessor Adjunto - MS5 na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Coordenador do Laboratório Sistemas Adaptativos e Computação Inteligente, e Assessor Ad Hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAPESP, CAPES e FAPEMIG. Tem experiência na área de Ciência da Computação atuando principalmente nos seguintes temas: Redes Neurais, Inteligencia Artificial, Design e Emoção, Processamento, Reconhecimento e Classificação de Imagens e Sinais, Transformadas Wavelets, Design, Seleção de Materiais e Processos de Fabricação.

Dorival Campos Rossi, São Paulo State University

Professor da Universidade Estadual Paulista - UNESP BRASIL. Experiência Transdisciplinar em Design, Arquitetura, Comunicação, Artes e Novas Tecnologias. Criador do programa de pós-graduação especialização Lato Sensu em Game Design UNESP. Pesquisador de Semiótica e Complexidade no Design. Atua principalmente com temas em Linguagens Contemporâneas, Redes Criativas, Design de Games, Coletivos Inteligentes, Indústrias Criativas e as novas mediações entre o corpo físico ('physis'), os suportes eletrônicos ('tecknê') e o espírito criativo ('ânima'). Integra o comitê da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI); Líder do Grupo de Pesquisa em Projetos Integrados de Pesquisa On Line - P.I.P.O.L UNESP; Holotopia Academy (IT). Coordenador do Laboratório Didático Digital - FOTOLAB UNESP; idealizador do L.E.E.D - Laboratório de Extensão e Experimentação em Design da UNESP; Orientador de Game Design no LTIA - Laboratório de Tcnologia da Informação Aplicada UNESP. Habilitado em EaD pela UNESP (design instrucional). Chefe do Departamento de Design UNESP 2012-2013. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC 2003), Mestre em Comunicação Visual (USP 1996) e Arquiteto (USP 1990). Experiência docente internacional na Universitat de Belles Arts de Barcelona - UB Espanha.

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Publicado

2014-12-17

Como Citar

TEIXEIRA, Samanta Aline; MARAR, João Fernando; ROSSI, Dorival Campos. Origami contemporâneo: um estudo sobre a arte em dobra e sua mutabilidade prática. Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 94–113, 2014. DOI: 10.5965/2175234606122014094. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4898. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta