Música Eletrovocal: erotismo, eletromagnetismos e vocalidades

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0008

Mots-clés :

eletrovocal, música eletroacústica, erotismo, agenciamento, vocalidades

Résumé

O conceito de “eletrovocal” (Bossi, 2005; Bosma, 2013; Mendes, 2018; Holmes,  2022), pode servir como gatilho para abordar aspectos de agenciamento de enunciação e erotismo, na utilização da voz na música eletrônica e eletroacústica, em especial vocalizada e composta por mulheres. O erotismo aqui é palavra ética para designar um sentido para componentes afetivos, incorpóreos, presentes nas trocas das relações, mas também nos materiais de sentido, no componentes heterogêneos entre som, voz, instrumentos e dispositivos tecnológicos. Está presente no sopro ressonante de vocalidade que incorpora o logos (Cavarero, 2014) e na palavra poética, segundo Octávio Paz (1994). Desejo e erotismo são potencias enquanto agência e agenciamento da voz e da eletrônica. Agenciamento como unidade real mínima que produz os enunciados, sempre coletivos, que põe em jogo, em nós e fora de nós, populações, multiplicidades, territórios, devires, afetos, acontecimentos. (Deleuze; Guattari, 1995).

Téléchargements

Biographie de l'auteur

Flora Ferreira Holderbaum, Université de l'État de santa catarina

Flora Holderbaum é Doutora em Música pela USP e Pós-doutoranda em Música pela Unespar/PR (Bolsista Capes/Brasil). É violinista, artista da voz, professora e compositora. Atua com o instrumento vocal e suas interseções com a música experimental e eletroacústica e vem se aprofundado nos campos da tecnologia do áudio, gravação, mixagem, masterização e síntese sonora. Sua pesquisa atual gravita a música vocal eletroacústica em obras de compositoras. É Professora Colaboradora em Tecnologia Musical no Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desde setembro de 2020.

Références

BERBERIAN, Cathy.The New Vocality in Contemporary Music. In: KARANTONIS, Pamela; PLACANICA, Francesca; et al (Org.). Cathy Berberian: Pioneer of Contemporary Vocality, trad. ing. Francesca Placanica. Farnham: Ashgate, 2014.

CAVARERO, Adriana: Vozes Plurais: Filosofia da Expressão Vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

BOSMA, Hannah. The electronic cry: Voice and gender in electroacoustic music. Thesis, externally prepared, Universiteit van Amsterdam, 2013.

BOSMA, Hannah. Playing Loudspeakers, Unsettling Concerts, Gender and Performance in Interdisciplinary Electroacoustic Music. In: Proceedings of the Electroacoustic Music Studies Network Conference, Electroacoustic Music Beyond Performance, Berlin, June 2014. Disponível em: www.ems-network.org

BOSMA, Hannah. Authorship and Female Voices in Electrovocal Music. In: Proceedings of the International Computer Music Conference, Hong Kong, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. O que é Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Claudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012.

HOLDERBAUM, Flora Ferreira. Pensar as vozes, vocalizar o logos: das possibilidades de emergência de outras vocalidades. 2019, 333 p. Tese (Doutorado em Música/Sonologia), Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

KARANTONIS, Pamela; PLACANICA, Francesca; et al (Org.). Cathy Berberian: Pioneer of Contemporary Vocality; trad. ing. Francesca Placanica. Farnham: Ashgate, 2014.

LORDE, Audre. Use of the Erotic: The Erotic as Power. In: Sister outsider: essays and speeches. New York: The Crossing Press Feminist Series, p. 53-59, 1984.

LIMA, Henrique Rocha de Souza. Da Música, de Mil Platôs : a intercessão entre filosofia e música em Deleuze e Guattari. 2013. 181 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Instituto de Filosofia, artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.

MENDES, Doriana. O discurso não-semântico na música eletrovocal. 2018, 224 p. Tese (Doutorado em Música). Instituto Villa-Lobos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

MELLO, Maria Ignez Cruz. Iamurikuma: música, mito e ritual entre os wauja do Alto Xingu. 2005, Tese, 335 p. (Doutorado em Antropologia Social). Centro de Filosofia e Ci-ências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

OSMOND-SMITH, David. From words to Music. In: Berio. Oxford: New York: Oxford University Press, 1992.

PENHA, Gustavo; FERRAZ, Silvio. Cathy Berberian, Grock e as ideias de polifonia de ações, fragmentação textual, solfejo afetivo e humor em Sequenza III, para voz feminina, de Luciano Berio. Revista Vórtex, Curitiba, v.5, n.3, 2017, p.1-25.

PAZ, Octávio. A dupla chama: amor e erotismo. São Paulo: Siciliano, 1994.

SANTOS, Tatiana Nascimento. Textos escolhidos de Audre Lorde. Difusão Herética, zine, 2009. Disponível em: https://apoiamutua.milharal.org/files/2014/01/AUDRE-LORDE-leitura.pdf

Téléchargements

Publiée

2025-04-17

Comment citer

HOLDERBAUM, Flora Ferreira. Música Eletrovocal: erotismo, eletromagnetismos e vocalidades . Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 1–8, 2025. DOI: 10.5965/2175234616402024e0008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25945. Acesso em: 21 mai. 2025.