Direção: Roma - detalhes de um trajeto entre Lisboa e Gênova em finais do Settecento
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234614332022190Mots-clés :
Viajantes, Século XVIII, Espanha, França, ItáliaRésumé
Em finais do século XVIII, Roma ainda domina os sonhos e objetivos dos artistas europeus. Partem de Paris, de Londres, mas também de cidades menos estudadas pela história da arte canónica, como Lisboa e Madrid, e até de Marselha, Barcelona ou Saragoça. Pela enumeração detalhada das suas paradas entre Lisboa e a «cidade eterna», o itinerário terreste do frade português Anastácio de Santa Clara, publicado pela primeira vez em 1791, baseado nas sua experiência pessoal, nos permite retraçar alguns desses itinerários, usuais mas menos conhecidos – porque partiam dos confins ocidentais da Europa - e de melhor entender assim esses percursos, em termos temporais e visuais. Percorreremos com ele o caminho até cidade de Genova, onde recomenda ao viajante embarcar e prosseguir por mar.
Téléchargements
Références
AA.VV. Dictionnaire historique et géographique portatif de l'Italie, contenant la description des Royaumes, des Républiques…Paris : chez Lacombe libraire, 1775.
ALVAREZ, A.; PRADA, J. L., PITARCH, A.; GALINDO., J. «El puente romano (Pont Del Diable) de Martorell (Barcelona)” in VII Congreso Ibérico de Arqueometría – S5: Patrimiono Construido y Restauracion, Madrid, 8-10 outubro de 2007, pp. 618-624.
http://humanidades.cchs.csic.es/ih/congreso_iberico/53.PDF (vu a 23 de Março de 2022)
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992
B. L. M. de V. E. Itinerario descritivo de España y de sus islas y posesiones em el Mediterráneo (...) traduccion libre del que publicó em francês Mr. Alexandro Laborde em 1809. Valencia: imprenta de Ildefonso Mompié, 1816.
BECKFORD, William. Italy; with sketches of Spain and Portugal. vol. 2. London: Richard Bentley,1834.
BLUTEAU, R. Vocabulário Portuguez e Latino, áulico, anatómico... Coimbra: Collégio das Artes da Companhia de Jesus [et autres], 1712-1728, (8 vols et 2 suppl.)
BOIME, Albert. Art in age of revolution, 1750-1800. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
BOWRON, E. P.; KERBER, P. B. Pompeo Batoni, Prince of painters in eighteenth century Rome. New Haven: Yale University Press, 2007.
CASTELO BRANCO, Camilo. A viúva do enforcado [1877] https://biblotecasaeag2020.blogs.sapo.pt/a-viuva-do-enforcado-de-camilo-castelo-28892
CRASKE, M. Art in Europe (1700-1830)A History of the Visual Arts in an Era of Unprecedented Urban Economic Growth. [Oxford & New York]: Oxford University Press, 1997.
ESCOSURA, P. de. España artística y monumental: vistas y descripcion de los sítios y monumentos más notables de España / obra dirigida y ejecutada por Don Genaro Perez de Villa-Amil. Paris: Alberto Hauser, 1842-1850. https://bibliotecadigital.jcyl.es/i18n/consulta/registro.cmd?id=11442
FERREIRA, P. A.; CUESTA, A. M. Agustinos Descalzos de Portugal, 1564-1834. Recollectio, 29-30 p. 191-271, 2006-2007.
GALLO, D. La Florence de Stendhal, une ville d’art ? In : LEPOITTEVIN, Anne ; LURIN, Emmanuel ; MÉROT, Alain. Florence, ville d’art, et les Français. La création d’un mythe. Roma: Campisano Editore, 2021. p. 73-87.
GOMBRICH, E. H. A História da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
LABORDE, A. de. Itinéraire descriptif de l'Espagne. 5 vols. et 1 atlas. Paris : chez H. Nicolle, 1809.
LABORDE, A. de. Voyage pittoresque et historique en Espagne. 4 vols. Paris : Pierre Didot l'Ainé, 1807-1818.
MADOZ, Pascual. Diccionario geográfico-estadístico-histórico de España y sus posesiones de Ultramar, tomo II, Madrid: [s/ed.] 1845.
PÉREZ HERNANDEZ, M. I. El Ramal de El Capricho en la Alameda de Osuna. La presencia francesa en el jardín durante la Guerra de la Independencia. In: Anales del Instituto de Estudios Madrileños (Madrid), LIV, pp. 151-182, 2014.
SANTA CLARA, Fr. A. De. Guia de viajantes ou Roteiro de Lisboa para as Cortes, e Cidades principaes da Europa, Villas, e Lugares mais notáveis de Portugal, e Hespanha: com varias advertências uteis em a jornada de Roma, e necessárias aos Peregrinos: reducção das moedas estrangeiras , e os preços de algumas cousas para melhor commodo da viagem. Por Fr. A. de S. C. Lisboa: na Nova Offic. de João Rodrigues Neves, 1807 [1791].
SILVA, A. de M. Diccionario da Língua Portugueza composto pelo Padre D. Rafael Bluteau, Reformado, e Accrescentado por (...), Vol. 2, Lisboa: na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1789.
STENDHAL, M. de. Rome, Naples, et Florence. 3e édition. Paris : Delaunay libraire, 1826.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Patricia Delayti Telles 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade