Direção: Roma - detalhes de um trajeto entre Lisboa e Gênova em finais do Settecento

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234614332022190

Mots-clés :

Viajantes, Século XVIII, Espanha, França, Itália

Résumé

Em finais do século XVIII, Roma ainda domina os sonhos e objetivos dos artistas europeus. Partem de Paris, de Londres, mas também de cidades menos estudadas pela história da arte canónica, como Lisboa e Madrid, e até de Marselha, Barcelona ou Saragoça. Pela enumeração detalhada das suas paradas entre Lisboa e a «cidade eterna», o itinerário terreste do frade português Anastácio de Santa Clara, publicado pela primeira vez em 1791, baseado nas sua experiência pessoal, nos permite retraçar alguns desses itinerários, usuais mas menos conhecidos – porque partiam dos confins ocidentais da Europa - e de melhor entender assim esses percursos, em termos temporais e visuais.  Percorreremos com ele o caminho até cidade de Genova, onde recomenda ao viajante embarcar e prosseguir por mar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Patricia Delayti Telles, Universidade de Coimbra

Doutora em História da Arte (UE, 2015), pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Estudos de Arqueologia, Arte e Ciências do Património (CEAACP) da Universidade de Coimbra e no Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora com bolsa da FCT. CV: https://www.cienciavitae.pt/portal/9718-AF22-EB36

Références

AA.VV. Dictionnaire historique et géographique portatif de l'Italie, contenant la description des Royaumes, des Républiques…Paris : chez Lacombe libraire, 1775.

ALVAREZ, A.; PRADA, J. L., PITARCH, A.; GALINDO., J. «El puente romano (Pont Del Diable) de Martorell (Barcelona)” in VII Congreso Ibérico de Arqueometría – S5: Patrimiono Construido y Restauracion, Madrid, 8-10 outubro de 2007, pp. 618-624.

http://humanidades.cchs.csic.es/ih/congreso_iberico/53.PDF (vu a 23 de Março de 2022)

ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992

B. L. M. de V. E. Itinerario descritivo de España y de sus islas y posesiones em el Mediterráneo (...) traduccion libre del que publicó em francês Mr. Alexandro Laborde em 1809. Valencia: imprenta de Ildefonso Mompié, 1816.

BECKFORD, William. Italy; with sketches of Spain and Portugal. vol. 2. London: Richard Bentley,1834.

BLUTEAU, R. Vocabulário Portuguez e Latino, áulico, anatómico... Coimbra: Collégio das Artes da Companhia de Jesus [et autres], 1712-1728, (8 vols et 2 suppl.)

BOIME, Albert. Art in age of revolution, 1750-1800. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.

BOWRON, E. P.; KERBER, P. B. Pompeo Batoni, Prince of painters in eighteenth century Rome. New Haven: Yale University Press, 2007.

CASTELO BRANCO, Camilo. A viúva do enforcado [1877] https://biblotecasaeag2020.blogs.sapo.pt/a-viuva-do-enforcado-de-camilo-castelo-28892

CRASKE, M. Art in Europe (1700-1830)A History of the Visual Arts in an Era of Unprecedented Urban Economic Growth. [Oxford & New York]: Oxford University Press, 1997.

ESCOSURA, P. de. España artística y monumental: vistas y descripcion de los sítios y monumentos más notables de España / obra dirigida y ejecutada por Don Genaro Perez de Villa-Amil. Paris: Alberto Hauser, 1842-1850. https://bibliotecadigital.jcyl.es/i18n/consulta/registro.cmd?id=11442

FERREIRA, P. A.; CUESTA, A. M. Agustinos Descalzos de Portugal, 1564-1834. Recollectio, 29-30 p. 191-271, 2006-2007.

GALLO, D. La Florence de Stendhal, une ville d’art ? In : LEPOITTEVIN, Anne ; LURIN, Emmanuel ; MÉROT, Alain. Florence, ville d’art, et les Français. La création d’un mythe. Roma: Campisano Editore, 2021. p. 73-87.

GOMBRICH, E. H. A História da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

LABORDE, A. de. Itinéraire descriptif de l'Espagne. 5 vols. et 1 atlas. Paris : chez H. Nicolle, 1809.

LABORDE, A. de. Voyage pittoresque et historique en Espagne. 4 vols. Paris : Pierre Didot l'Ainé, 1807-1818.

MADOZ, Pascual. Diccionario geográfico-estadístico-histórico de España y sus posesiones de Ultramar, tomo II, Madrid: [s/ed.] 1845.

PÉREZ HERNANDEZ, M. I. El Ramal de El Capricho en la Alameda de Osuna. La presencia francesa en el jardín durante la Guerra de la Independencia. In: Anales del Instituto de Estudios Madrileños (Madrid), LIV, pp. 151-182, 2014.

SANTA CLARA, Fr. A. De. Guia de viajantes ou Roteiro de Lisboa para as Cortes, e Cidades principaes da Europa, Villas, e Lugares mais notáveis de Portugal, e Hespanha: com varias advertências uteis em a jornada de Roma, e necessárias aos Peregrinos: reducção das moedas estrangeiras , e os preços de algumas cousas para melhor commodo da viagem. Por Fr. A. de S. C. Lisboa: na Nova Offic. de João Rodrigues Neves, 1807 [1791].

SILVA, A. de M. Diccionario da Língua Portugueza composto pelo Padre D. Rafael Bluteau, Reformado, e Accrescentado por (...), Vol. 2, Lisboa: na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1789.

STENDHAL, M. de. Rome, Naples, et Florence. 3e édition. Paris : Delaunay libraire, 1826.

Téléchargements

Publiée

2022-05-01

Comment citer

TELLES, Patricia Delayti. Direção: Roma - detalhes de um trajeto entre Lisboa e Gênova em finais do Settecento. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 190–223, 2022. DOI: 10.5965/2175234614332022190. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22012. Acesso em: 21 nov. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice