Arte têxtil, artesania e poéticas visuais: discussões na pós-graduação brasileira no campo das artes entre os anos de 2010 e 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234614332022374

Palavras-chave:

Arte têxtil, Arte contemporânea, Artesania brasileira, Processo de criação, Poéticas visuais

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática sobre as discussões acerca de processos de criação que exploram a arte têxtil por meio de poéticas entrelaçadas à artesania em produções da Pós-Graduação brasileira. Com o objetivo de analisar as discussões mais recentes, o mapeamento delimitou-se ao recorte temporal entre os anos 2010 e 2020 e ao espaço da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT). Por meio da busca avançada com cruzamento de descritores-chave foi possível a coleta de dados de seis documentos que se aproximam das questões investigadas. O resultado do mapeamento apresentou o recorte da pesquisa, arte têxtil e poéticas visuais, como um campo promissor para aprofundamento de pesquisas acerca do tema, sobre perspectivas diversas.

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Biografia do Autor

Cássia Cristina Dominguez Santana, UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE) na linha de pesquisa Processos Criativos em Artes Visuais; Graduada em Design de Moda pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG). Integra o grupo de pesquisa Arte, Museus e Inclusão - AMI vinculado à UFPB/CNPq e participa do grupo STUDIOLO: Ornamento, Arte, Tecido e Memória vinculado à EBA/UFMG/CNPq.  

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

SANTANA, Cássia Cristina Dominguez. Arte têxtil, artesania e poéticas visuais: discussões na pós-graduação brasileira no campo das artes entre os anos de 2010 e 2020. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 374–399, 2022. DOI: 10.5965/2175234614332022374. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/20825. Acesso em: 28 mar. 2024.