cursos híbridos com recursos eletronicos na formação complementar para o ensino de artes plásticas:uma ferramenta útil? Para quais desafios?
uma ferramenta útil? Para quais desafios?
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234613292021022Mots-clés :
Hybridation numérique,, Enseignement universitaire, Master enseignement, Arts plastiques.Résumé
Diante do contexto da crise sanitária mundial, nossa pesquisa começada a quatro anos a respeito da questão de como conciliar o ensino das artes plásticas e sua prática em meio a formação do futuro professor do ensino regular a medida em que gradativamente as horas do curso presencial foram se reduzindo, é ainda mais um assunto atual. De fato, no presente, os cursos universitários se realizam à distância. Nosso estudo contempla, então, a questão da qualidade e do conteúdo do curso à distância para a efetivação de práticas plásticas entre os estudantes, futuros professores. A redução da carga horária desse ensino nas últimas décadas coloca em questão a legitimidade, os desafios e o lugar da prática plástica do professor em formação. Da mesma forma, mudanças e desafios nos métodos de ensino, em particular com o surgimento de treinamentos híbridos com o uso de tecnologia digital, questionam mudanças na postura do formador.
Téléchargements
Références
ARDOUIN, I. L’éducation artistique à l’école, Pratiques et enjeux pédagogiques,
ESF, 1997.
BOLTANSKI, L. ; THEVENOT, L. De la Justification, les économies de la grandeur,
Gallimard, 1991.
GABILLIET, P. Savoir anticiper, ESF, Formation permanente, 1999.
JACQUINOT-DELAUNAY, G. ; FICHEZ, E. L’université et les TIC: chronique d’une
innovation annoncée, 2008.
LADAGE, C. L’hybridation dans l’enseignement universitaire pour repenser l’arti-
culation entre cours magistraux et travaux dirigés. Revue internationale de Péda-
gogie de l’Enseignement Supérieur, 32-2, 2016.
PAQUIENSEGUY, F, & PEREZ-FRAGOSO C. L’hybridation des cours et l’intégration
de l’injonction à produire. Distances et savoirs, 4-9, 2011.
PERAYA, D, CHARLIER, B, & DESCHRYVER, N. Une première approche de l’hybrida-
tion. Education & Formation, e-301, 2014.
POULOT, D, PIRE, J-M, & BONNET, A. L’éducation artistique en France, des modèles
académiques aux pratiques actuelles. PUF Rennes, 2010.
RUPPIN, V. Les arts plastiques en France : une discipline scolaire en mutation, Spi-
rale, 58, 2016.
RUPPIN, V. De l’art que l’on dit à l’art qui se fait : étude menée dans les classes à
projets artistiques à l’école primaire. Revue des Sciences de l’éducation, 40, 2014.
RUPPIN, V. ; SAFADI, S. Construire un « à-venir » ? Tout est dans la manière. Usage
de la modélisation dans l’enseignement des arts plastiques, PU Rennes, sous presse
RUPPIN, V, SAFADI, S, & ZARAGORI, A. How to mobilize visual arts as a form of ci-
tizen expression In YearBook: Student Voice in education, CIDREE Consortium of Institutions for Development and Research in Education in Europe, 2019.
VINCENT, G. L’école primaire française, Lyon, PUL, 1980.
WESTBERRY, N, & FRANKEN, M. Pedagogical distance: explaining misalignment in
student-driven online learning activities using Activity theory. Revue Teaching in
Higher Education, 2015.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2021-02-02 (2)
- 2021-01-01 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Virginie Ruppin 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade