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Os cursos híbridos com recursos eletronicos na formação complementar para o ensino de artes plásticas:

uma ferramenta útil? Para quais desafios?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613292021022

Palavras-chave:

hibridização digital, Ensino Universitário, Mestrado em Educação, Artes Plásticas

Resumo

Diante do contexto da crise sanitária mundial, nossa pesquisa começada a quatro anos a respeito da questão de como conciliar o ensino das artes plásticas e sua prática em meio a formação do futuro professor do ensino regular a medida em que gradativamente as horas do curso presencial foram se reduzindo, é ainda mais um assunto atual. De fato, no presente, os cursos universitários se realizam à distância. Nosso estudo contempla, então, a questão da qualidade e do conteúdo do curso à distância para a efetivação de práticas plásticas entre os estudantes, futuros professores. A redução da carga horária desse ensino nas últimas décadas coloca em questão a legitimidade, os desafios e o lugar da prática plástica do professor em formação. Da mesma forma, mudanças e desafios nos métodos de ensino, em particular com o surgimento de treinamentos híbridos com o uso de tecnologia digital, questionam mudanças na postura do formador.

 

 

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Biografia do Autor

Virginie Ruppin, Laboratoire ECP Université LYON 2

Docteure en Sciences de l’éducation. Chercheuse professionnelle associée au laboratoire ECP Education Cultures & Politiques. Professeure d’arts plastiques. Chargée de cours à l’Université Lyon, c’est-à-dire là où les étudiants sont physiquement présents dans l’atelier avec l’enseignant d’arts plastiques. Laboratoire Education Cultures & Politiques, Université Lyon 2.

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Publicado

2021-01-01

Versões

Como Citar

RUPPIN, Virginie. Os cursos híbridos com recursos eletronicos na formação complementar para o ensino de artes plásticas:: uma ferramenta útil? Para quais desafios?. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 22–36, 2021. DOI: 10.5965/2175234613292021022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19078. Acesso em: 22 dez. 2024.