Um caderno de viagem
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234612282020076Mots-clés :
Caderno de viagem. Desenho. Artes Visuais. Viagem.Résumé
Este artigo investiga alguns aspectos formais e conceituais de um caderno de viagem, desenvolvido por mim entre os anos de 2013 e 2014. A metodologia, de ordem qualitativa e exploratória, baseia-se na análise de alguns dos desenhos nele presentes. Tais análises são amparadas por contribuições advindas do campo da história da arte e sua relação com o passado segundo Kern (2013). No que concerne à temática dos cadernos de viagem e dos artistas viajantes, baseia-se nas reflexões de Dourado da Silva (2013), Pesavento (2007) e Taquelim (2008). Além disso, aborda algumas implicações de ordem estética a partir do pensamento de Gumbrech (2006). Desse modo, visa reconhecer a relevância e atualidade da prática do caderno de viagem como espaço de experimentação plástica e exercício de um olhar mais atento ao entorno.
Téléchargements
Références
ALVES, C. J. O desenho como suporte para os artistas viajantes no Brasil Imperial. ANAIS DO V ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 2009, IFCH, Unicamp, Campinas, SP. Disponível em http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2009/ALVES,%20Claudio%20Jose%20-%20VEHA.pdf. Acesso em: out. 2019.
CRARY, J. A visão que se desprende: Manet e o observador atento do fim do século XIX in CHARVEY, Lea; SCHWARTZ; Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify. 2001.
DANTO, A. C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Edusp, 2006.
DEBRET, J. B. Caderno de Viagem. Texto e organização: BANDEIRA, Júlio. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2006.
DIAS, A. M. Alguns cadernos de desenho. ACTAS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL CRIADORES SOBRE OUTRAS OBRAS, 2011, Lisboa, Portugal. Disponível em: https://www.academia.edu/1215795/alguns_cadernos_de_desenho. Acesso em: out. 2019.
DOURADO DA SILVA, A. A. O desenho sobre cadernos, o caderno gráfico. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2013. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9393. Acesso em: out. 2019.
GONÇALVES, Flávio. Um argumento frágil in ZIELINSKY, Mônica (Org). Porto Arte 27, Revista de Artes Visuais, v. XVII, novembro 2009. Porto Alegre: Instituto de Artes da UFRGS.
GUMBRECHT, H. U. Pequenas crises, Experiência Estética nos Mundos Cotidianos. Comunicação e Experiência Estética. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.
KERN, D. Tradição em Paralaxe: a novíssima arte contemporânea sul-brasileira e as “velhas tecnologias”. Porto Alegre: Edições Museu Julio de Castilhos, 2013.
PESAVENTO, S. J. Uma cidade sensível sob o olhar do “outro”: Jean Baptiste Debret e o Rio de Janeiro (1816-1831). Fênix, Revista de História e Estudos Culturais, Vol. 4, Outubro, Novembro, Dezembro de 2007. Disponível em http://www.revistafenix.pro.br/PDF13/DOSSIE_%20ARTIGO_01-Sandra_Jatahy_Pesavento.pdf. Acesso em: out. 2019.
PEREIRA, Marcelo Eugenio Soares. Acumular tesouros: um olhar sobre os cadernos de desenho. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/131745 Acesso em: fev. 2020.
TALA, A. Cadernos de Viagem: mobilidade e práticas artísticas na arte contemporânea: o artista como um coletor de experiências. In: RAMOS, Alexandre Dias (Org.). 8a Bienal do Mercosul: ensaios de geopolítica: catálogo. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011.
TAQUELIM, M. Desenhando em viagem: os cadernos de África de Roberto Ivens. Mestrado em desenho. Faculdade de Belas Artes, Lisboa, 2008. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/12423224.pdf. Acesso em: out. 2019.
VALGAS, P. H. T. Urban Sketchers e o Heroísmo Moderno. Revista Latino-Americana de História, vol. 9, nº21, jan-jul, 2019. Disponível em: http://projeto.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/view/995/386472. Acesso em: out. 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marcelo Eugenio Soares Pereira 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade