Um caderno de viagem
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612282020076Keywords:
Caderno de viagem. Desenho. Artes Visuais. Viagem.Abstract
Este artigo investiga alguns aspectos formais e conceituais de um caderno de viagem, desenvolvido por mim entre os anos de 2013 e 2014. A metodologia, de ordem qualitativa e exploratória, baseia-se na análise de alguns dos desenhos nele presentes. Tais análises são amparadas por contribuições advindas do campo da história da arte e sua relação com o passado segundo Kern (2013). No que concerne à temática dos cadernos de viagem e dos artistas viajantes, baseia-se nas reflexões de Dourado da Silva (2013), Pesavento (2007) e Taquelim (2008). Além disso, aborda algumas implicações de ordem estética a partir do pensamento de Gumbrech (2006). Desse modo, visa reconhecer a relevância e atualidade da prática do caderno de viagem como espaço de experimentação plástica e exercício de um olhar mais atento ao entorno.
Downloads
References
ALVES, C. J. O desenho como suporte para os artistas viajantes no Brasil Imperial. ANAIS DO V ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 2009, IFCH, Unicamp, Campinas, SP. Disponível em http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2009/ALVES,%20Claudio%20Jose%20-%20VEHA.pdf. Acesso em: out. 2019.
CRARY, J. A visão que se desprende: Manet e o observador atento do fim do século XIX in CHARVEY, Lea; SCHWARTZ; Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify. 2001.
DANTO, A. C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Edusp, 2006.
DEBRET, J. B. Caderno de Viagem. Texto e organização: BANDEIRA, Júlio. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2006.
DIAS, A. M. Alguns cadernos de desenho. ACTAS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL CRIADORES SOBRE OUTRAS OBRAS, 2011, Lisboa, Portugal. Disponível em: https://www.academia.edu/1215795/alguns_cadernos_de_desenho. Acesso em: out. 2019.
DOURADO DA SILVA, A. A. O desenho sobre cadernos, o caderno gráfico. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2013. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9393. Acesso em: out. 2019.
GONÇALVES, Flávio. Um argumento frágil in ZIELINSKY, Mônica (Org). Porto Arte 27, Revista de Artes Visuais, v. XVII, novembro 2009. Porto Alegre: Instituto de Artes da UFRGS.
GUMBRECHT, H. U. Pequenas crises, Experiência Estética nos Mundos Cotidianos. Comunicação e Experiência Estética. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.
KERN, D. Tradição em Paralaxe: a novíssima arte contemporânea sul-brasileira e as “velhas tecnologias”. Porto Alegre: Edições Museu Julio de Castilhos, 2013.
PESAVENTO, S. J. Uma cidade sensível sob o olhar do “outro”: Jean Baptiste Debret e o Rio de Janeiro (1816-1831). Fênix, Revista de História e Estudos Culturais, Vol. 4, Outubro, Novembro, Dezembro de 2007. Disponível em http://www.revistafenix.pro.br/PDF13/DOSSIE_%20ARTIGO_01-Sandra_Jatahy_Pesavento.pdf. Acesso em: out. 2019.
PEREIRA, Marcelo Eugenio Soares. Acumular tesouros: um olhar sobre os cadernos de desenho. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/131745 Acesso em: fev. 2020.
TALA, A. Cadernos de Viagem: mobilidade e práticas artísticas na arte contemporânea: o artista como um coletor de experiências. In: RAMOS, Alexandre Dias (Org.). 8a Bienal do Mercosul: ensaios de geopolítica: catálogo. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011.
TAQUELIM, M. Desenhando em viagem: os cadernos de África de Roberto Ivens. Mestrado em desenho. Faculdade de Belas Artes, Lisboa, 2008. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/12423224.pdf. Acesso em: out. 2019.
VALGAS, P. H. T. Urban Sketchers e o Heroísmo Moderno. Revista Latino-Americana de História, vol. 9, nº21, jan-jul, 2019. Disponível em: http://projeto.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/view/995/386472. Acesso em: out. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Marcelo Eugenio Soares Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles published by the magazine are free to use, intended for academic and non-commercial applications. Copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of Palíndromo Magazine. The author (s) commits to whenever they publish material referring to the article published in Palíndromo mention this publication as follows:
This article was originally published by Palíndromo magazine in its volume (place the volume), number (place the number) in the year of (place the year) and can be accessed at: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo