A casa enquanto paisagem na obra de artistas brasileiras: Rosana Paulino, Conceição Evaristo e Aline Motta
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234612282020035Mots-clés :
arte contemporânea, feminismo, paisagem, domesticidadeRésumé
A partir da leitura de obras, relatos orais e textos teóricos, este artigo pretende investigar o quintal e o espaço doméstico enquanto paisagem, ativados poeticamente pela imagem da mãe (e ancestralidades em geral), na obra de três artistas/autoras brasileiras da contemporaneidade: Conceição Evaristo, Rosana Paulino e Aline Motta. Articulando a teoria feminista negra brasileira e afroamericana com os conceitos de cartografia psicossocial trabalhados por Suely Rolnik, pretende-se traçar possibilidades de leitura dessas obras que podem não corresponder às ferramentas tradicionais de crítica de arte.
Téléchargements
Références
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.
ANTONACCI. C. M. Rosana Paulino: Enunciações Poéticas de Arte Africana Contemporânea. Rebento, São Paulo, n. 6. Maio 2017.
Disponível em: <http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/issue/view/15/showToc> Acesso em: setembro 2019.
EVARISTO, Conceição. (org) Marcos Antônio Alexandre. Representações Performáticas Brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. p 16-21.
EVARISTO, Conceição. Olhos D’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo, políticas arrebatadoras. 6. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.
MENEZES, Hélio. Disponível em: <http://alinemotta.com/Pontes-sobre-Abismos-Bridges-over-the-Abyss-fotografias-photography>. Acesso em 27.09.2019
RIBEIRO, Djamila. “O que é lugar de Fala”. Belo Horizonte: Letramento, Justificando, 2017
ROLNIK, Suely e GUATARRI, Félix. Micropolítica. Cartografias do desejo. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina. Editora da UFRGS, 2016.
Rosana Paulino: a costura da memória. Catálogo Pinacoteca. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.
TVARDOVSKAS, L. S. Dramatização dos corpos, arte contemporânea e crítica feminista no Brasil e na Argentina. São Paulo: Intermeios, 2015.
TVARDOVSKAS , L. S. Tramas feministas na arte contemporânea brasileira e argentina: Rosana Paulino e Claudia Contreras. Artelogie, n° 5. Paris, n. 5. Outubro 2013.
Disponível em: <http://cral.in2p3.fr/artelogie/spip.php?article246>. Acesso em: setembro 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Lorena Galery Batista 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade