A Arte Bruta de Jean Dubuffet

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234611252019115

Mots-clés :

arte bruta, arte e loucura, Jean Dubuffet

Résumé

Este estudo tem como intuito uma reflexão em torno dos ideais defendidos pelo artista plástico francês Jean Dubuffet para a concepção da terminologia arte bruta. Durante a década de 1940, o artista demonstrou de forma expressiva seus posicionamentos sobre arte, cultura, política e, no que diz respeito à formação da sociedade e às questões sociais. Tais argumentações possibilitam a compreensão de certos conceitos e tendências abordadas por Dubuffet em suas interpretações sobre as produções de arte bruta. Não obstante sua aparente contradição e anseios utópicos, Dubuffet valorizou a arte bruta e promoveu o surgimento de novos diálogos e perspectivas nas artes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Thays Alves Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) -  linha de pesquisa Estudos em História, Teoria e Crítica da Arte - integra o grupo de pesquisa Crítica e experiência estética Gerd Bornheim. É Licenciada em Artes Visuais, com a pesquisa intitulada Considerações sobre a expressão na Arte Bruta. Atualamente, defendeu a dissertação intitulada  Os ideais de Jean Dubuffet para a concepção do termo Arte Bruta.

Références

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução: Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ARGAN, Giulio Carlo. A arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BERST, COLLECTION Art’ Brut Lausanne. Disponível em: <http://www.artbrut.ch>. Acesso em: 13 jun. 2018.

CUSSET, François. Filosofia francesa: a influência de Foucault, Derrida, Deleuze & cia. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2008.

DELEUZE, Gilles. Qu’ est-ce que l’ acte de création?. Paris: Éditions de Minuit, 2003.

DUBUFFET, Jean. L’Art Brut préféré aux arts culturels. Paris: Galerie René Drouin, 1949.

__________. Cultura Asfixiante. Tradução de Serafim Ferreira. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1968.

______. Biografía a paso de carga. Madrid: Editorial Síntesis, 2004.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2002, 8ª ed.

FONDATION Jean Dubuffet. Disponível em: <http://www.dubuffetfondation.com>. Acesso em: 13 jun. 2018.

PEDROSA, Mário. Forma e Percepção Estética II: Textos Escolhidos II / Mário Pe-drosa; Otília Arantes (org.). – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,1996.

Téléchargements

Publiée

2019-09-01

Comment citer

COSTA, Thays Alves. A Arte Bruta de Jean Dubuffet. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 115–130, 2019. DOI: 10.5965/2175234611252019115. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13369. Acesso em: 4 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Seção aberta