Vox et Facies para o retrato
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234610212018217Résumé
Alguns aspéctos do retrato, genêro presente em mais de um dos mitos da pintura, são abordados aqui, tais como: a origem da palavra ligada ao termo latino retrahere; suas possíveis relações com a noção de "fala", ou de "voz"; sua capacidade de expressão de um em si do sujeito. A natureza serial que o retrato assume nos trabalhos de artistas como Gerhard Richter e Christian Boltanski é trazida à tona ao lado de textos de Walter Benjamin e Jean Luc Nancy que avaliam a natureza singular do retrato assim como da fala humana. Por fim, um ensaio visual composto por trabalhos da série os dias, de nossa autoria, investiga o funcionamento do retrato no seio da problemática entre a palavra e a imagem.Téléchargements
Références
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. – 7 ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de janeiro: Objetiva, 2009.
LAW-VILJOEN, Bronwyn. Uma por todas. In: Zum: Revista de Fotografia, ed. 11. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2016.
LIRA, Clarisse. Los detectives salvajes, sua promessa de sentido. In: Toda or-fandade do mundo: escritos sobre Roberto Bolaño. Org. Antonio Marcos Pereira, Gustavo Silveira Ribeiro. – Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016.
NANCY, Jean-Luc. L’Autre Portrait. Paris: Galilée, 2014.
_______. Vox Clamans in Deserto. In: Gratuita : volume 2 / Organizadora Maria Carolina Fenati — Belo Horizonte: Chão da Feira, 2015. Disponível em: http://chao-dafeira.com/wp-content/uploads/2015/06/Gratuita-vol.-2-Caderno-de-Leituras.pdf. Acesso: 23/03/2018.
RICHTER, Gerhard. Writings 1961-2007. New York: d.a.p, 2009.
_______. Notas, 1964-1965. In: Escritos de artistas, anos 60/70. Organização de Glória Ferreira e Cecilia Cotrim. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
SARAIVA, F. R. dos Santos. Novíssimo Dicionário Latino-Português. Rio de ja-neiro: Garnier, 2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Palíndromo 2018
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade