Vox et facies for the portrait
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234610212018217Abstract
Alguns aspéctos do retrato, genêro presente em mais de um dos mitos da pintura, são abordados aqui, tais como: a origem da palavra ligada ao termo latino retrahere; suas possíveis relações com a noção de "fala", ou de "voz"; sua capacidade de expressão de um em si do sujeito. A natureza serial que o retrato assume nos trabalhos de artistas como Gerhard Richter e Christian Boltanski é trazida à tona ao lado de textos de Walter Benjamin e Jean Luc Nancy que avaliam a natureza singular do retrato assim como da fala humana. Por fim, um ensaio visual composto por trabalhos da série os dias, de nossa autoria, investiga o funcionamento do retrato no seio da problemática entre a palavra e a imagem.Downloads
References
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. – 7 ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de janeiro: Objetiva, 2009.
LAW-VILJOEN, Bronwyn. Uma por todas. In: Zum: Revista de Fotografia, ed. 11. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2016.
LIRA, Clarisse. Los detectives salvajes, sua promessa de sentido. In: Toda or-fandade do mundo: escritos sobre Roberto Bolaño. Org. Antonio Marcos Pereira, Gustavo Silveira Ribeiro. – Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016.
NANCY, Jean-Luc. L’Autre Portrait. Paris: Galilée, 2014.
_______. Vox Clamans in Deserto. In: Gratuita : volume 2 / Organizadora Maria Carolina Fenati — Belo Horizonte: Chão da Feira, 2015. Disponível em: http://chao-dafeira.com/wp-content/uploads/2015/06/Gratuita-vol.-2-Caderno-de-Leituras.pdf. Acesso: 23/03/2018.
RICHTER, Gerhard. Writings 1961-2007. New York: d.a.p, 2009.
_______. Notas, 1964-1965. In: Escritos de artistas, anos 60/70. Organização de Glória Ferreira e Cecilia Cotrim. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
SARAIVA, F. R. dos Santos. Novíssimo Dicionário Latino-Português. Rio de ja-neiro: Garnier, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Palíndromo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles published by the magazine are free to use, intended for academic and non-commercial applications. Copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of Palíndromo Magazine. The author (s) commits to whenever they publish material referring to the article published in Palíndromo mention this publication as follows:
This article was originally published by Palíndromo magazine in its volume (place the volume), number (place the number) in the year of (place the year) and can be accessed at: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo