ARTE DESTACADA DAS PAREDES: GALERISTAS ROUBAM GRAFITES?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609182017128

Palabras clave:

arte Strappata, galeristas versus artista, Banksy, Blu, OsGemeos

Resumen

No ano de 2016, a arte de rua em Bolonha foi incorporada no ritual das mostras e grandes exposições, isso vem ocorrendo no Brasil e no mundo afora. A arte de rua e sua subversão potencialmente foi enfraquecida pela necessidade de atender demandas do circuito das artes. Mas afinal como tornar um grafite imerso na cidade atrativo para galeristas? A resposta é arrancá-lo de seu lugar específico e levá-lo para o museu e depois para a galeria. Isso não é apenas um jogo de palavras, pois ocorreu recentemente na Europa e foi contestado por intelectuais, sociedade civil e artistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Mari, Universidad de Brasilia

Professor de História da Arte do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília.

Citas

BANKSY. Wall and Peace. London: Century, 2005.

BOURRIAUD, N. Postproduction – La culture comme scénario: comment l’art repro-gramme le monde contemporain. Dijon: Les Presses du réel, 2004.

CARVALHO & MARIANI. Escritas marginais nas ruas: expressões do direito visual à ci-dade In Revista de Direito da Cidade vol. 09, nº 3, 2017.

GENUS BONONIAE – MUSEI NELLA CITTÀ. Street art, Banksy & Co. – L’arte allo stato urbano. 18 de março a 26 de junho de 2016, Palazzo Pepoli, Bolonha, Itália, 2016.

GIACOMELLI, M. E. A Bologna è bufera. Sulla Street Art. Artribune. Milão, Itália, 03 de janeiro de 2016. Disponível em: <http://www.artribune.com/2016/01/bologna-stre-et-art-mostra-polemica/>. Acesso em: 20-03-2016.

IRVINE, M. The work on the Street: Street art and Visual Culture In HEYWOOD, I. (org.). The handbook of visual culture. London: Berg Publishers, 2012.

KNIGHT, C. K. Public Art: Theory, practice and populism. Malden: Blackwell Publishing, 2008.

MARICATO, Ermínia. Metrópole na Periferia do Capitalismo: ilegalidade, desigualdade e violência. São Paulo: Editora Hucitec, 1996.

RANCIERE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.

SCORZA, G. Bologna, i murales finiscono al museo senza il permesso degli artisti.Il Fatto Quotidiano. Roma, 06 de janeiro de 2016. Disponível em <http://www.ilfat-toquotidiano.it/2016/01/06/bologna-i-murales-finiscono-al-museo-senza-il-per-messo-degli-artisti/2352753/>. Acesso em: 10-05-2016.

SMARGIASSI, M. Blu, il curatore della mostra: “Ora le sue opere sono soltanto al mu-seo”. La Repubblica. Bolonha, 13 de março de 2016. Disponível em: <http://bolog-na.repubblica.it/cronaca/2016/03/13/news/blu_il_curatore_della_mostra_ora_le_sue_opere_sono_soltanto_al_museo_-135360267/>. Acesso em: 20-04-2016.

SMARGIASSI, M. Bologna, Blu cancella tutti i suoi murales: “No alla street art privatiz-zata”. La Repubblica. Bolonha, 12 de março de 2016. Disponível em: <http://bologna.repubblica.it/cronaca/2016/03/12/news/bologna_graffiti-135303806/>. Acesso em: 10;05;2016.

Publicado

2017-12-04

Cómo citar

MARI, Marcelo. ARTE DESTACADA DAS PAREDES: GALERISTAS ROUBAM GRAFITES?. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 128–141, 2017. DOI: 10.5965/2175234609182017128. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/9437. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática