A práxis trans estética: o desenvolvimento gráfico e o saber sensível em um abrigo de menores
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234607132015083Palabras clave:
educação , saber sensível , trans estético , desenvolvimento gráficoResumen
Este estudo parte de uma microintervenção em um Abrigo de menores na cidade do Rio Grande/RS. A proposta prevê uma articulação entre ensino, pesquisa e extensão através de uma oficina de desenho com crianças e jovens, totalizando dez participantes. O objetivo geral foi engendrar uma práxis trans estética e, através desta, promover o desenvolvimento gráfico e o exercício de um saber sensível na prática pedagógica e de pesquisa. A problemática em questão versou sobre como impulsionar uma práxis que possibilite o movimento trans estético e que saberes sensíveis emergem nesse processo? Autores como João Franscisco Duarte Jr. e Cleusa Peralta Castell contribuíram para esta investigação sobre o desenvolvimento gráfico e a Educação Estética. Verificamos que o desenvolvimento gráfico foi desenvolvido no nosso olhar, na nossa prática pedagógica e na experiência estética que pode ser engendrada por meio do ensino de arte. Entendemos que este ensino é capaz de integrar de maneira transdisciplinar modos de ser, estar e aprender na contemporaneidade.
Descargas
Citas
ASSMANN, H. Reencantar a Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
BECKER, F. Ensino e pesquisa: qual a relação? In.: BECKER, F.; MARQUES, T. B. I. (org). Ser professor é ser pesquisador. 2ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
BRANDÃO, C. R. O Que é Educação. São Paulo. Brasiliense, 1991. COSTA, C. Educação, Imagem e Mídias. São Paulo: Cortez, 2013.
DUARTE Jr., J. F. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. Curitiba, PR: Criar edições Ltda, 2004.
______. Fundamentos estéticos da educação. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.
______. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas, SP: Papirus, 2010.
ESTEVEZ, P. R. O belo. Rio Grande; Edgraf FURG, 2000.
ESPERANÇA, J. A.; DIAS, C. M. S. Mídia televisiva e culturas das infâncias: entretenimen- to e propaganda transformando as concepções e os modos de ser criança. UNIrevista
- Vol. 1, n° 2, 2006.
FISHER, R. M. B. Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GUATTARI, F. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
GOHN, M. G. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. São Paulo: Cortez, 1999. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 71).
NICOLESCU, B. O manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 1999.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa-inter- venção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.
PERALTA-CASTELL, C. Pela linha do tempo do desenho infantil: um caminho trans es- tético para o currículo integrado. Rio Grande: FURG, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Cláudio Tarouco de Azevedo, Ana Carolina Sampaio Zdradek, Luciano Soares Lima, Carlos Gesley, Renata Lopes Sopeña, Violeta Isoldi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade