Como analisar uma exposição de design?: abordagem semiótica
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0010Palabras clave:
objetos de design, exposições de design, instituições culturais, semiótica discursiva, linguagensResumen
Os objetos e soluções resultantes de projetos de design são muitas vezes desenvolvidos para passarem despercebidos pelos usuários, entrelaçados silenciosamente às práticas de vida cotidianas. Entretanto, em uma exposição de design, os produtos dessa atividade projetual são necessariamente postos em evidência. Em tais situações, para poder apreciar a proposta expositiva em jogo, que abordagem poderíamos adotar para analisar ou “ler” as linguagens em exibição? Recorremos, neste trabalho, aos fundamentos da Semiótica Discursiva, incluindo seus desdobramentos na Sociossemiótica, na Semiótica Plástica e nos estudos da estesia. Nosso objetivo é fazer uma retomada das principais contribuições semióticas dadas ao estudo de museus e de exposições de arte, visando avaliar se (e como) esse ferramental teórico-metodológico pode servir de alicerce para a análise de exposições de design. Como resultado, propomos um percurso analítico estruturado em quatro dimensões de leitura sucessivas e hierarquizadas – objeto, exposição, instituição cultural, território –, destacando a cada patamar o que há de específico no caso de projetos de design, e que, portanto, deve ser levado em conta quando tratamos da análise de uma exposição de design.
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