Não fale bobagens: interferências textuais na fotografia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612282020163Palabras clave:
Fotografia, Tipografia, Arte contemporânea, Protagonismo femininoResumen
A presente pesquisa busca apresentar a participação da tipografia na arte contemporânea por meio da produção autoral de fotografias ficcionais, utilizando como referência os artistas Mona Hatoum e Ed Rusha e os diretores de cinema Quentin Tarantino e Robert Rodriguez, além de personagens marcantes da cultura pop, tais como Dr. Zaius (Planeta dos Macacos), Mulher Maravilha, Jack Brown, Uhura (Jornada nas Estrelas: a série clássica) e mais dez personagens femininas da coleção Grindhouse. Como assunto principal das quatro fotografias construídas, temos o protagonismo feminino levantando questões sobre a posição da mulher na sociedade contemporânea. A interferência da palavra na imagem dá-se através da escolha planejada de frases e tipografias trabalhadas de forma harmônica com a fotografia. Como resultado, são apresentadas quatro obras autorais que utilizam como linguagem principal a fotografia de ficção, criadas unicamente com a finalidade de provocar reflexões acerca de questões predominantemente femininas.
Descargas
Citas
Blaxploitation: o gênero que obrigou o mundo a notar os negros. Associação Brasileira de críticos de cinema. Disponível em: https://abraccine.org/2011/11/20/blaxploitation-o-genero-que-obrigou-o-mundo-a-notar-os-negros/. Acesso 13 abr. 2019.
COTTON, C. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
________. Photography is Magic. New York: Aperture, 2015.
COMPARATO, D. Da criação ao roteiro: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2009. Duas abordagens clássicas de fotografia e tipografia que influenciaram o design moderno. Revista Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/blog/duas-abordagens-classicas-de-fotografia-e-tipografia-que-influenciaram-o-design-moderno. Acesso 13 abr. 2019.
LUPTON, E. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
SIMMONS, M. Como criar uma fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. A Escola Suiça. Tipógrafos. Disponível em: http://www.tipografos.net/designers/escola-suica.html. Acesso 13 abr. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Palíndromo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade