Não fale bobagens: interferências textuais na fotografia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612282020163

Keywords:

Fotografia, Tipografia, Arte contemporânea, Protagonismo feminino

Abstract

A presente pesquisa busca apresentar a participação da tipografia na arte contemporânea por meio da produção autoral de fotografias ficcionais, utilizando como referência os artistas Mona Hatoum e Ed Rusha e os diretores de cinema Quentin Tarantino e Robert Rodriguez, além de personagens marcantes da cultura pop, tais como Dr. Zaius (Planeta dos Macacos), Mulher Maravilha, Jack Brown, Uhura (Jornada nas Estrelas: a série clássica) e mais dez personagens femininas da coleção Grindhouse. Como assunto principal das quatro fotografias construídas, temos o protagonismo feminino levantando questões sobre a posição da mulher na sociedade contemporânea. A interferência da palavra na imagem dá-se através da escolha planejada de frases e tipografias trabalhadas de forma harmônica com a fotografia. Como resultado, são apresentadas quatro obras autorais que utilizam como linguagem principal a fotografia de ficção, criadas unicamente com a finalidade de provocar reflexões acerca de questões predominantemente femininas.


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Havane Maria Bezerra de Melo, Universidade de Brasília

Doutoranda em artes pela Universidade de Brasília. Mestre em comunicação pela mesma instituição. Bolsista CAPES. Bacharel em direito pela UFPE. Licencianda em artes visuais pela UNIP. Pesquisa fotografia e histórias em quadrinhos. Para conhecer seu trabalho visual, acesse: www.havanemelo.com

References

Blaxploitation: o gênero que obrigou o mundo a notar os negros. Associação Brasileira de críticos de cinema. Disponível em: https://abraccine.org/2011/11/20/blaxploitation-o-genero-que-obrigou-o-mundo-a-notar-os-negros/. Acesso 13 abr. 2019.

COTTON, C. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

________. Photography is Magic. New York: Aperture, 2015.

COMPARATO, D. Da criação ao roteiro: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2009. Duas abordagens clássicas de fotografia e tipografia que influenciaram o design moderno. Revista Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/blog/duas-abordagens-classicas-de-fotografia-e-tipografia-que-influenciaram-o-design-moderno. Acesso 13 abr. 2019.

LUPTON, E. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

SIMMONS, M. Como criar uma fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. A Escola Suiça. Tipógrafos. Disponível em: http://www.tipografos.net/designers/escola-suica.html. Acesso 13 abr. 2019.

Published

2020-08-29

How to Cite

MELO, Havane Maria Bezerra de. Não fale bobagens: interferências textuais na fotografia. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 28, p. 163–178, 2020. DOI: 10.5965/2175234612282020163. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15145. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Seção aberta