Xilogravura digital colorida: passado e presente em permuta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612262020296

Palabras clave:

Xilográfia, Xilográfia digital, Corel Draw, Adobe Photoshop

Resumen

Este resumo expandido é resultado de uma pesquisa com Xilogravura Digital realizada na cidade de Marabá - PA, onde em razão das peculiaridades do local, buscou-se uma permuta entre os meios de Xilogravura histórica e seus fundamentos e a Xilogravura digital. Para tanto serão abordadas duas referências de artistas que produzem imagens assim denominadas, em seguida serão apresentadas a concepção e abordagem de uma imagem que exemplifica o trabalho prático que deu origem a este texto enquanto método e conteúdo e o quê a distingue em relação às referências apresentadas.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wilson Roberto da Silva, Federal University of Southern and Southeastern Pará

Doutorado em Artes Visuais pela Unicamp, é professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e sudeste do Pará.

Resumo da Produção artística/cultural

2017 BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE FLORENÇA – ITÁLIA

2017 VIII PREMIO INTERNACIONAL DE GRAVURA ATLANTE - LA CORUNHA – ESPANHA 

2017 III CERTAMEN DE GRAVURA ALFARA.- SALAMANCA –ESPANHA

2017 EXPOSIÇÃO FRONTEIRAS URBANAS - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa 

2016 UPSTREAM GALLERY “PAPERWORKS”. NOVA YORK - EUA

2015  75º SAAP - SALÃO ARARENSE DE ARTES PLÁSTICAS 'ANTONIO RODINI'. SÃO PAULO 

2013 3ÈME BIENNALE DE L'ESTAMPE DE MAGNÉ. FRANÇA

2013. PERMUTAÇÃO: EROS E THANATOS NA FORMAÇÃO DE UM IMAGINÁRIO EM GRAVURA. CAMPINAS – SÃO PAULO

2013 THE 'IOSIF ISER' INTERNATIONAL CONTEMPORARY ENGRAVING BIENNIAL EXIHIBITION. BUCAREST. ROMÊNIA

2008 I SALÃO ARTE E CIDADE. 2008. SALVADOR – BAHIA

2005 L'ARTE NELL'UNIVERSITÀ: DOCENTI-ARTIST DELL' UNIVERSITÀ PRESBITERIANA MACKENZIE. ITÁLIA.

2003 2ª BIENAL DE GRAVURA DE SANTO ANDRÉ. SÃO PAULO

1999 XII EDICIÓN DO PREMIO DE GRAVADO "MÁXIMO RAMOS" - FERROL. – ESPANHA

1997 INTERNATIONAL TRIENNIAL OF GRAPHIC ART BITOLA. ALEXANDRIA. MACEDÔNIA

Citas

BAER, Lorenzo. Produção Gráfica. 6ª ed. São Paulo: Editora. SENAC, 2005.

GUATTARI, Félix. Caosmose: Um novo paradigma estético. Traduzido por Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. 2ª Ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

PERNIOLA, Mario. Pensando o ritual: sexualidade, morte, mundo. São Paulo: Estúdio Nobel, 2000.

SARLO, Paola. As interfaces da gravura digital. Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, Vitória, n. 5, p. 271-282. dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/8121/5814> Acesso em: 22 set. 2019.

Publicado

2020-01-01

Cómo citar

SILVA, Wilson Roberto da. Xilogravura digital colorida: passado e presente em permuta. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 26, p. 296–302, 2020. DOI: 10.5965/2175234612262020296. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13716. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Proposições, registros e relatos artísticos