HÉLIO OITICICA E A POÉTICA DO GESTO: POR UMA CONTEMPORANEIDADE AMBIENTAL

Autores/as

  • Flávia Martini Ramos Universidad Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Rodrigo Gonçalves dos Santos Universidad Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/21752346102202018049

Palabras clave:

Hélio Oiticica, arte ambiental, poética do gesto, corpo, contemporaneidade

Resumen

A obra de Hélio Oiticica é ampla, diversa e essencialmente processual, conectando-se diretamente com o sujeito e o corpo. Os conceitos e posturas ativados pelo artista a partir do que aqui se reconhece como uma poética do gesto parecem dialogar diretamente com o contexto atual ao pressupor a horizontalidade na relação entre artista e experienciador, a interação que vai além da passividade da contemplação ou da manipulação de objetos e a desinstitucionalização dos processos artísticos, motivando discussões de extrema pertinência na arte, política e sociedade contemporâneas. Estuda-se aqui o caráter ambiental proposto e exercitado por Oiticica a fim de vislumbrar caminhos para fazeres artísticos aderidos a seus contextos e abertos ao corpo, à experiência, à construção coletiva, enfim: ao gesto. Não se trata de definir o rumo pelo qual devem seguir as produções contemporâneas, mas apontar uma possibilidade poética de desenvolvimento dentro da diversidade que as caracterizam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Martini Ramos, Universidad Federal de Santa Catarina

Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestranda no PosARQ/UFSC.

Rodrigo Gonçalves dos Santos, Universidad Federal de Santa Catarina

Arquiteto e urbanista, doutor em Educação. Atualmente é professor na Universidade Federal de Santa Catarina.

Citas

BRAGA, P. Hélio Oiticica: Museu é o Mundo. Vídeo (31min27s). 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FipU4XoPAsI&t=4s>. Acesso em: 16.07.2018.

FAVARETTO, C. A invenção de Hélio Oiticica. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2000. P.234

FAVARETTO, C. Palestra curadores Celso Favaretto e Paula Braga da exposição Hélio Oiticica na Unifor. Vídeo (90min28s). 2016: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PoshpM4IU2Q>. Acesso em: 16.07.2018.

JACQUES, P. B. Estética da Ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. 3 ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

OITICICA, H. A transição da cor do quadro para o espaço e o sentido de construti-vidade. Sem data. Disponível em < http://54.232.114.233/extranet/enciclopedia/ho/index.cfm?fuseaction=documentos&cd_verbete=4374&cod=24&tipo=2>. Acesso em: 4.07.2018.

OITICICA, H. Bases Fundamentais para uma definição do Parangolé. In: Aspiro ao Grande Labirinto. FIGUEIREDO, Luciano; PAPE, Lygia; SALOMÃO, Waly (orgs.). Hélio Oiticica: Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p.65-69.

OITICICA, H. Programa Ambiental. In: Aspiro ao Grande Labirinto. FIGUEIREDO, Luciano; PAPE, Lygia; SALOMÃO, Waly (orgs.). Hélio Oiticica: Aspiro ao Grande Labi-rinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986b. p.78-81.

OITICICA, H. 10 de abril de 1966 (continuação). In: Aspiro ao Grande Labirinto. FIGUEIREDO, Luciano; PAPE, Lygia; SALOMÃO, Waly (orgs.). Hélio Oiticica: Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986c. p.75-76.

PALLAMIN, V. Arte, cultura e cidade: aspectos estéticos-políticos contemporâneos. São Paulo: Annablume, 2015.

PALLASMAA, J. A Imagem Corporificada. Porto Alegre: Bookman, 2013.

PALLASMAA, J. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SPERLING, D. Corpo + Arte = Arquitetura. In: BRAGA, Paula (Org.). Fios Soltos: A arte de Hélio Oiticica. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 117-135.

Publicado

2018-10-25

Cómo citar

RAMOS, Flávia Martini; SANTOS, Rodrigo Gonçalves dos. HÉLIO OITICICA E A POÉTICA DO GESTO: POR UMA CONTEMPORANEIDADE AMBIENTAL. Palíndromo, Florianópolis, v. 10, n. 22, p. 49–63, 2018. DOI: 10.5965/21752346102202018049. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13359. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática