Rupturas identitárias na produção artística de Cindy Sherman e Yasumasa Morimura
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234610212018116Palabras clave:
Cindy Sherman, Yasumasa Morimura, identidades, abordagem queerResumen
Este artigo propõe uma análise queer das produções artísticas de Cindy Sherman e Yasumasa Morimura a fim de problematizar a inexistência de um sujeito original e único na contemporaneidade. A abordagem queer permite desconstruir identidades fixas, proporcionando leituras plurais às obras de arte. Sherman e Morimura se apresentam como sujeitos instáveis, transformáveis e com identidades efêmeras, de modo que desestabilizam o sistema clássico de identificação. Nas suas produções os sujeitos se instalam no devir (des)identitário, (des)construindo-se constantemente. Através das produções de Sherman a linguagem do autorretrato é problematizada, questionando quais métodos de exposição do sujeito são possíveis para o autorretrato na arte contemporânea. Os sujeitos são problematizados na obra de Morimura através da estética camp que se alia ao exagero e à imitação, questionando a fixidez identitária e os processos naturais de construção dos sujeitos.
Descargas
Citas
ANZALDÚA, G. Borderlands/La Frontera. San Francisco: Aunt Lute Books, 1987.
ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ALTHUSSER, L. Ideología y aparatos ideológicos del estado. Buenos Aires: Nueva Visión, 1988.
BALIEIRO, F. F. Carmen Miranda entre os desejos de duas nações: cultura de massas, performatividade e cumplicidade subversiva em sua trajetória. UFSCar: Tese de Doutorado, 2014.
BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.
BLANCA, R. M. Arte a partir de uma perspectiva queer. UFSC: tese de douto-rado, 2011.
BOURCIER, MH S. Queer Zones 3: identités, cultures et politiques. Paris: Édi-tions Amsterdam, 2011.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismos e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
DEMPSEY, A. Estilos Escolas e Movimentos. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
FABRIS, A. Cindy Sherman ou de alguns estereótipos cinematográficos e televi-sivos. Revista Estudos Feministas, Florianópolis , v. 11, n. 1, p. 61-70, 2003.
FABRIS, Annateresa. Uma” magnífica presa”: representações visuais de Marilyn Monroe. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 23, n. 1, p. 11-28, 2015.
FOUCAULT, M. Surveiller et punir. Paris: Gallimard, 1975.
FOUCAULT, M. O que é um autor? Lisboa: Passagens, 1992.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lampa-rina, 2015.
JONES, A. Tracing the Subject with Cindy Sherman. In: CRUZ, Amada et al. Cindy Sherman. London: Thames and Hudson, 1997.
LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MISKOLCI, R. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
ORWELL, G. 1984. 17. ed. São Paulo: Nacional, 1984.
PACHECO, M. E. V. A pintura do autorretrato contemporâneo em Portugal: breve panorâmica. Diacrítica, Braga, v. 26, n. 3, p. 93-130, 2012.
PELÚCIO, Larissa. Breve história afetiva de uma teoria deslocada. Florestan, v. 1, p. 26-45, 2014.
PRECIADO, P. B. Género y performance: 3 episodios de un cybermanga femi-nista queer trans. Debate feminista, v. 40, p. 111-123, 2009.
RODRÍGUEZ, J. M. Queer Latinidad: Identity practices, discursive spaces.New York: New York University Press, 2003.
RUBIN, G. Reflexionando sobre el sexo: notas para una teoria radical de la sexu-alidad. In: VANCE, C. Placer y peligro. Explorando la sexualidade femenina. Madrid: Ed. Revolución, 1989.
SONTAG, S. Notas sobre o Camp. In: Contra a interpretação. Porto Alegre: LPM, 1987.
SOUZA, R. O que o camp tem a nos dizer em 2014. In: Anais do 23º Encontro da ANPAP, 2014.
TADEU, T. Nós ciborgues: o corpo elétrico e a dissolução do humano. In: HARAWAY, D; KUNZRU, H; TADEU, T. A antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Palíndromo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade