From painting to play: Bosch Adventure Game

Authors

Keywords:

museum , art , vidio game , play, Bosch

Abstract

This paper is about the Bosch Ad- venture Game produced by Boijmans Mu- seum (Rotterdam) and developed by V2_ Lab for the exhibition Hieronymus Bosch 1450-1516: Only Opportunity to See So Many Works Together. It presents a read- ing (Roland Barthes) of the interface (Lev Manovich) of the videogame, specifically, of the concept, the gameplay, the narra- tive and the Bosch’s works incorporated: The Seven Vital Sins and The Pedlar. At the end, this paper defines the videogame as a supplement of Bosch’s works and a fruition device outside of the frames of the paintings.

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Author Biography

Ana Beatriz Bahia, Instituto Federal de Santa Catarina

Pesquisa e desenvolve tecnologias educacionais há 14 anos, com destaque para jogos digitais (videogames). É doutora em Educação (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina/Brasil; e bacharel em Artes Plásticas: Pintura (1998), com especialização em Arte Contemporânea (1999), pela Universidade do Estado de Santa Catarina/Brasil. Em 2000 fundou o estúdio www.casthalia.com.br, no qual atua como diretora de criação, por vezes sendo autora do roteiro e/ou produção artística visual. Dentre os jogos já lançados, destacam-se: A Mansão de Quelícera (2006, Casthalia & CEART/UDESC, é recomendado pelo Ministério da Educação/Brasil para o Ensino de Arte e hoje está sendo revisado para lançamento de versão online m 2014); "Mata Atlântica: o Bioma onde eu moro" (2011, LEC/UFSC & Casthalia, introduziu a tecnologia multimouse no Brasil e é recomendado pelo Ministério da Educação/Brasil para o Ensino de Ciências); Tecnologia de Mudança de Comportamento "Nutrição em jogo" (2013, SESI-SC & LEC/UFSC, com heatlh game como estratégia de promotora da mudança). É autora de artigos acadêmicos publicados no âmbito nacional e internacional, assim como de materiais de apoio ao educador e de livros infantis. Tem experiência como docente e pesquisadora acadêmica, abordando relações entre Linguagem Visual, Educação e Tecnologias Digitais.

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Published

2014-12-06

How to Cite

BAHIA, Ana Beatriz. From painting to play: Bosch Adventure Game. Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 144–172, 2014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4659. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Seção aberta

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