Diálogos entre Arte e Design: Avaliação e re-design de game artístico-educativo

Autores

  • Ana Beatriz Bahia
  • Antônio Vargas
  • Luís Carlos Petry
  • Arlete dos Santos Petry
  • André Luiz Battaiola
  • Luciana Rocha Mariz Clua

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234604082012207

Palavras-chave:

game , arte , educação

Resumo

Os games (jogos eletrônicos) são fenômeno marcante nos valores e hábitos da cultura atual, evidenciando a importância do jogo para a humanidade. Eles são objeto de fundamentação interdisciplinar, demandam diálogo entre profissionais de áreas diversas. Por isso, o projeto “Diálogos entre Arte e Design” (UDESC/CNPq, 2012-2013) foi proposto por seis pesquisadores de games educativos e/ou artísticos. O diálogo é norteado pelo game A mansão de Quelícera, resultado e objeto de pesquisas acadêmicas que tanto destacaram as qualidades do jogo quanto apontaram melhorias possíveis. Este artigo apresenta o ponto de partida do “Diálogos entre Arte e Design”, o qual tem por objetivo: a) aproximar conceitos e métodos usados no desenvolvimento e na avaliação de games educativos; b) produzir versão revisada de A mansão de Quelícera, a ser disponibilizada gratuitamente na web a partir de 2013. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AARSETH, E.. Computer Game Studies, Year One. Game Studies. 2001. Disponível em: http://gamestudies.org/0101/editorial.html. Acesso: 08/08/2011.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. 2a edição. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BAHIA, A. B.. Jogando Arte na Web: Educação em Museus Virtuais (disponível em: http://www.tede.ufsc.br/tedesimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=61 4). Tese de Doutorado em Educação, UFSC, Florianópolis, 2008a.

___________. Jogando com imagens da tradição artística. In: FRIETZEN, C; MOREIRA, J.. (Org.). Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana. São Paulo: Papirus, 2008b.

___________. Jogando com a obra de arte: no museu e em A mansão de Quelícera. In: VI ANPED sul. Santa Maria: ANPED, 2006.

BAHIA, A. B.; VARGAS, A. Site de Apoio ao Educador (Disponível em: http://www.casthalia.com.br/a_mansao/guia_educador.htm). Florianópolis: Casthalia, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 116 p., 1998.

CALLEGARO, T.. Jogos na Web e o ensino da história da arte. Comunicação & Educação (revista do Curso de Gestão de Processos Comunicacionais da USP), São Paulo, ano 10, n. 1, jan./abr. 2005.

CAMBRUZZI, A. M.; AZAMBUJA, A.. A Mansão de Quelícera: Conhecendo a História da Arte [resenha]. Disponível em: http://www.museudainfancia.unesc.net/?menu=quelicera. Acesso: 08/08/2011.

CAPURRO, R.. Contribuições para uma ontologia digital [Texto apresentado no IIIº Colóquio Internacional de Metafísica (CIM), entre 20 e 24 de abril, 2009, em Natal/Brasil]. Disponível em: http://www.capurro.de/ontologiadigital_pt.html. Acessado: 10/10/2010.

CHIARELLI, T.. Considerações sobre o uso de imagens de segunda geração na arte contemporânea. In: BASBAUM, R. (org.). Arte contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Marca d´Agua, 2001.

CLUA, L. R. M.. A Mansão de Quelícera: Uma investigação sobre design de jogos com fins pedagógicos. Dissertação de mestrado junto ao Departamento de Artes e Design, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2011.

CRESPO, D.S.. Taller Narrativa Digital [transcrição de conferencia]. Narrativas y Videojuegos, Sevilla, janeiro de 2003.

ESKELINEN, Markku. Towards Computer Game Studies. Eletronic Book Review. Disponível em: http://www.electronicbookreview.com/v3/servlet/ebr?essay_id=eskelinen&comma nd=view_essay. Acesso: 24/01/2005.

FEENDBERG, A.. Critical Theory of Technology. Oxford: Oxford University Press, 2002.

FINK, E.. Le jeu comme symbole du monde. Paris: Minuit, 1966. GADAMER, H. La actualidad de lo bello. Barcelona: Paidós, 1996.

___________. Verdad y metodo. Salamanca: Sígueme, 1977.

GASPAR, D.. Jogando & aprendendo: proposta para o uso de um jogo eletrônico educativo sobre história da arte. CONFAEB. Brasília: FAEB, 2006. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154564POR.pdf.Acesso: 20/05/2011.

HOFSTADTER, Douglas. Godel, Escher, Bach: um entrelaçamento de gênios brilhantes. São Paulo: UNB, Imprensa Oficial de São Paulo, 2001.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. 4o edição. São Paulo: Perpsectiva, 1999.

LEITE, Leonardo Cardarelli. Jogos eletrônicos multi-plataforma: compreendendo as plataformas de jogo e seus jogos através de uma análise em design. Dissertação junto ao Departamento de Artes e Design, PUC do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

LEONTIEV, Alexis. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 9ed. São Paulo: Ícone, 2001.

MANOVICH, L.. El lenguaje de los nuevos médios de comunicación: la imagen em la era digital. Buenos Aires: Paidós, 2006.

MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: UNESP e Itaú Cultural, 2003.

PETRY, L. C.. Aspectos Ontológicos dos Metaversos e Games. Disponível em http://aplicweb.feevale.br/site/files/documentos/pdf/46736.pdf. Acesso: 05/08/2011.

ROSADO, J.. Jogos eletrônicos: delineando novos espaços de aprendizagem.

Dissertação de mestrado. Universidade do Estado da Bahia/UNEB, 2009a.

___________. A Mansão de Quelícera e a prendizagem escolar. In: SBGames, Rio de Janeiro: SBGames 2009b.

SANTAELLA, Lúcia. Games e comunidades virtuais. Canal Contemporâneo: tecnopolíticas. Disponível em: http://www.canalcontemporaneo.art.br/tecnopoliticas. Acesso: 25/01/2005.

SOSNOWSKI, K. . Os jogos computacionais como objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais. In: KIRST, A. C.; ROSA, M. C. (Org.). O objeto pedagógico na formação de professores de artes visuais. Florianópolis: UDESC, 2010.

RUSHKOFF, Douglas. Um jogo chamado futuro: como a cultura dos garotos pode nos ensinar a sobreviver na era do caos. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

TURKLE. S. Life on the screen: identity in the age of the internet. New York: Simon & Shuster Paperbacks, 1995.

VARGAS, A.; BAHIA, A. B.. The game as an aesthetic experience. In: Summer Institute on Imaginative Education. Vancouver: Simon Fraser University, 2008.

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

BAHIA, Ana Beatriz; VARGAS, Antônio; PETRY, Luís Carlos; PETRY, Arlete dos Santos; BATTAIOLA, André Luiz; CLUA, Luciana Rocha Mariz. Diálogos entre Arte e Design: Avaliação e re-design de game artístico-educativo. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n. 8, 2013. DOI: 10.5965/2175234604082012207. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3462. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática