Torres-García revisitado: a exposição Tiempo de mirar e a (re)a presentação de obras de arte destruídas
La exposición Tiempo de Mirar y la (re)presentación de obras de arte destruidas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0016Parole chiave:
Joaquín Torres-García, Destruição, Exposição Tiempo de Mirar, História da arte modernaAbstract
O artigo tem como objetivo analisar a expografia da mostra Tiempo de Mirar: visita virtual a las obras perdidas en el incendio en Rio de Janeiro, ocorrida no Museo Torres-García em 2018, bem como estudar os fragmentos ali exibidos. Em julho de 1978, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro sofreu um trágico incêndio que destruiu diversas obras de arte, incluindo 74 trabalhos - entre pinturas, esculturas e brinquedos - de Joaquín Torres-García, artista uruguaio cujas obras foram as mais afetadas numericamente. A mostra Tiempo de Mirar dedicou-se a reapresentar estas obras destruídas para o público, via realidade aumentada. Os visitantes podiam acessá-las pela câmera do celular ao apontar para os QR Codes nas paredes. A mostra também colocou em exposição fragmentos de trabalhos bastante deteriorados pelo incêndio, fazendo conviver, no mesmo espaço, ausência e presença, e provocando um processo de rememoração.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AVE INTERACTIVE. Tiempo de Mirar - Exposición Realidad Aumentada. In: Ave Interactive, 2022. Disponível em: https://www.aveinteractive.com/tiempo-de-mirar.html. Acesso em: 5 jun. 2024.
AZEVEDO, M. Os Carnets de Torres-García. In: CATTANI, I. (org.) Mestiçagens na Arte Contemporânea. Porto Alegre: UFRGS, 2007, pp. 65-87.
BARDI, P. M.; JARDI, E. Joaquín Torres-García. São Paulo: Masp, 1979.
BRAGA, F. P. A Parte do fogo: aproximações, equivalências e narrativas no incêndio do MAM. Anais Eletrônicos do XV Congresso Internacional da ABRALIC. Rio de Janeiro, p. 6912-6917, 2017. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/?ano=2017. Acesso em: 5 jun. 2024.
BRAGA, F. P. O que Queima, a Parte do Fogo e as Cinzas: uma análise sobre o incêndio do MAM. 2021. Tese (Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade), Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2021.
BRAGA, F. P. MAM Rio em Chamas: reconstruções sobre novas bases. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 2, p. 350-378, maio 2022.
CANAL 10 Uruguay. Se estrena el documental: PAX IN LUCEM. YouTube, 01 ago. 2024. 16 minutos. Disponível em: https://youtu.be/C1_VYNs7vUE?si=hAV_JdROcnKY1pEN. Acesso em: 28 nov. 2024.
CANAL Comunicación Museo Torres García. Pax in Lucem. YouTube, 28 nov. 2018. 7 minutos. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=mDp_CuwXZug&t=24s. Acesso em: 28 nov. 2024.
CASTILLO, J. Vanguarda e Classicismo. In: Joaquín Torres-García. São Paulo, XXII Bienal de São Paulo, 1994.
DE TORRES, C. Homage: Geometria Sensível - 25 years later, sensitive geometry recalled. Cecília de Torres Ltd., 2003. Disponível em: https://www.ceciliadetorres.com/pdf/press_46.pdf. Acesso em: 4 jun. 2024.
DE TORRES, C. et al. Joaquín Torres-García Catalogue Raisonné. Cecília de Torres Ltd., 2015. Disponível em: https://torresgarcia.com/catalogue/. Acesso em: 26 maio 2024.
DÍAZ, A. Tiempo de Mirar: Visita virtual a las obras perdidas en el incendio en Rio de Janeiro. Museo Torres-García, 2018. Disponível em: https://www.torresgarcia.org.uy/exposiciones/tiempo-de-mirar/. Acesso em: 4 jun. 2024.
DOSSIER Prensa - Tiempo de Mirar. Museo Torres-García, 2018. Disponível em: http://www.torresgarcia.org.uy/exposiciones/tiempo-de-mirar/Museo%20Torres%20Garc%C3%ADa_Tiempo%20de%20mirar_Prensa%20noviembre%202018.pdf. Acesso em: 5 jun. 2024.
FERREIRA, Thiago. O MAM Rio e a construção discursiva do pós-incêndio. 2018. 129 p. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
FERREIRA, Thiago. MAM Rio e a Esfera Pública. Revista Arte & Ensaios, n. 37, pp. 50-59, 2019.
FOGO destrói o Museu de Arte Moderna do Rio. Jornal Folha de São Paulo, p. 01, 9 jul. 1978.
INCÊNDIO destrói o Museu de Arte Moderna do Rio. Jornal O Estado de São Paulo, p. 34, 9 jul. 1978a.
INCÊNDIO destrói todo acervo do MAM. Jornal do Brasil, p. 1, 9 jul. 1978b.
INCÊNDIO destrói 90% do acervo do MAM. Jornal O Globo, p. 1-20, 9 jul. 1978c.
MACHADO, D. de S. Construção e destruição na América Latina: Torres-García e o incêndio do MAM-RJ (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019
MAM RIO. Obras restauradas. Restauração de parte da Coleção Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro anterior a 1978. Rio de Janeiro: MAM Rio, 2014. Disponível em: https://mam.rio/pesquisa-documentacao/biblioteca/obras-restauradas/. Acesso em: 4 jun. 2024.
MELLO, A. P. C. Entre a obra e a imagem: a sobrevivência da escultura Mademoiselle Pogany II de Constantin Brancusi. Revista Poiésis, vol. 17, n. 27, p. 181-194. 2016. https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.181-194
MELLO, A. P. C. Mãos à obra: a construção da imagem do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no pós-incêndio de 1978. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.
KERN, M. L. B. Um artista entre Europa e Novo Mundo: Joaquín Torres-García. Estudos Ibero-Americanos. Rio Grande do Sul, v. 38, p. 150-159, dez. 2012. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2012.s.12480
KERN, M. L. B. O Construtivismo de Joaquín Torres-García e Suas Projeções Estéticas para a América Latina. Brazilian Journal of Latin American Studies, [S.l], v. 12, n. 23, p. 86-96, 2013.
PAX in Lucem. PAXINLUCEM Trailer Oficial. YouTube, 15 jul. 2024. 2 minutos. Disponível em: https://youtu.be/rVN_DjIm7-Q?feature=shared. Acesso em: 29 nov. 2024.
PIQUEIRA, G. A Cidade sem nome de Torres-García. São Paulo: Lote 42, 2020.
PONTUAL, R. Do Mundo, a América Latina. Das Geometrias, a Sensível. In: PONTUAL, R. (org.). América Latina: geometria sensível. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil / GBM, 1978.
RIO Memórias. Incêndio no MAM. Rio Memórias, 2020. Disponível em: https://riomemorias.com.br/memoria/acervo-do-mam/. Acesso em: 4 jun. 2024.
SERRÃO, Vítor. A Cripto-História da Arte: análise de obras de arte inexistentes. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
UOL Entretenimento. Tecnologia "recupera" no Uruguai obras de Torres García queimadas no Brasil, 29 dez. 2018. Disponível em: https://entretenimento.uol.com.br/noticias/efe/2018/12/29/tecnologia-recupera-no-uruguai-obras-de-torres-garcia-queimadas-no-brasil.htm. Acesso em: 4 jun. 2024.
ULTIMA HORA. Los murales del artista uruguayo Torres García renacen de sus cenizas. Jornal Ultima Hora, 2014. Disponível em: https://www.ultimahora.com/los-murales-del-artista-uruguayo-torres-garcia-renacen-sus-cenizas-n777219.html. Acesso em: 4 jun. 2024.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Maria de Fatima Morethy Couto, Isabela De Vita Jaha

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade