Teaching work and the artist’s work: intersections between art, aesthetics and market in contemporary

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234614322022136

Keywords:

Teaching work, Art education, Art, Aesthetics, Art market

Abstract

This article correlates art, aesthetics and market, investigating how the changes in this relationship affect art education and teaching work. The objective is to highlight the strategies of capitalism in the construction of consensus, one of these strategies being the erasure of the specificity of art, in order to promote its insepa-rability from human work. The research reiterates the essence of relations and the production of more-value from the principles of historical-dialectical materialism and marks the theoretical awareness as a prerequisite for aesthetic fruition, valuing artistic knowledge as fundamental to human achievements. The methodologi-cal approach is based on the analysis of bibliographic studies, showing how the unveiling of the correlation between the areas implies an interpretive gain in the reading of reality and its consequences.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Priscila Anversa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV - UDESC, possui Mestrado em Artes Visuais pelo PPGAV - UDESC (2011) e Licenciatura em Educação Artística - habilitação Artes Plásticas (UDESC, 2009). Atua como professora do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes/UDESC), como professora de Artes do Ensino Médio em Florianópolis e é voluntária na coordenação do Programa de Residência Pedagógica do Ceart/UDESC. Integra o grupo de pesquisa Arte e Formação nos Processos Políticos Contemporâneos. É membro da equipe editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão. Quanto aos temas de ensino e pesquisa, sua ênfase é em ensino das artes visuais, família, formação artística, formação de professores, educação infantil e inclusão. Quanto aos projetos, é integrante do Projeto Extensionista Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), assim como do Grupo de Pesquisa Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina. Desenvolve estudos sobre fotografia no projeto Clube de Fotografia, atuando também na Coordenação Pedagógica do Projeto Família no Museu e na formação continuada de professores de Educação Infantil da Rede Municipal de ensino em Florianópolis no projeto Assessoria Pedagógica. 

Giovana Bianca Darolt Hillesheim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Mestra e Doutora em Artes Visuais pela UDESC- área de concentração: Ensino das Artes Visuais. Membro do grupo de pesquisa Arte e Formação nos Processos Contemporâneos - CNPq/UDESCe do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRA-ARG). Possui licenciatura em Educação Artística - habilitação em Artes Visuais e especialização em Educação: Leitura, Letramento e Literatura. É professora efetiva do Instituto Federal de Santa Catarinarina IFSC/ Campus Xanxerê e do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) da UDESC. Desenvolve pesquisa na área de formação de professores de artes visuais. Atualmente estuda as repercussões do mercado de arte na formação de professores.

References

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.

BARBOSA, L. Igualdade e meritocracia: a política do desempenho nas sociedades modernas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

DEBORD, G. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FEITOZA, L. A.; CORNELSEN, J. M.; VALENTE, S. M. P. (2007) – Representação do bom professor na perspectiva dos alunos de arquivologia. Perspectivas em Ciência da Informação. Vol. 12, nº 2, p. 158-167.

JAMESON, F. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

JAMESON, F. A virada cultural: reflexões sobreo pós-moderno. Trad. Carolina Araújo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

KHEL, M. R. Fetichismo. In: BUCCI, Eugênio; KHEL, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004.

KOSIK, K. A dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. O capitalismo estético na era da globalização, Lisboa: Edições 70, 2014.

MARX, K. Teorias da mais valia: história crítica do pensamento econômico (livro 4 de O capital). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

QUEMIN, A. Les stars de l’art contemporain. Paris: CNRS Editions, 2013.

QUEMIN, A.; VILLAS BÔAS, G. Arte e vida social: pesquisas recentes no Brasil e na França. Marceille: Open Edition Press, 2016.

REIS, R. R. Entre a esperança e a realidade sobre a arte e o seu ensino. Sinais Sociais, v.2 nº5, p. 100-127. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www.sesc.com.br/portal/publicacoes/sesc/revistas/sinaissociais/n5/n5. Acesso em 21 jan. 2020.

REIS, R. R.; REQUIÃO, L. Para uma crítica da educação estética no Brasil. 36ª Reunião Nacional da ANPEd, Goiânia, 2013. Disponível em: http://www.anped.org.br/biblioteca/item/para-uma-critica-da-educacao-estetica-no-brasil.

Acesso em 23 out. 2019.

SILVA, F. C. O Conceito de fetichismo da mercadoria cultural de T. W. Adorno e M. Horkheimer: uma aplicação ao fetichismo marxiano. Revista Kínesis Vol. II, n° 03, p. 375 – 384, Abril-2010.

SHIROMA, E. O.; EVANGELISTA, O. O fantasma ronda o professor: a mística da competência.In: MORAES, Maria Célia Marcondes de (Org.).Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro:

DP&A, 2003. p. 81-98.

STALLABRASS, J. Arte de elite em uma era de populismo. Trad. Daniela Kern. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 4, n. 7, ano 4, julho de 2014.

VAN DEURSEN. Tudo gourmet. Disponível em: https://super.abril.com.br/ideias/tudo-gourmet/. Acesso em 13 set. 2018.

VÁZQUEZ, A. S. As ideias estéticas de Marx. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

Published

2022-01-03

How to Cite

ANVERSA, Priscila; HILLESHEIM, Giovana Bianca Darolt. Teaching work and the artist’s work: intersections between art, aesthetics and market in contemporary. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 136–152, 2022. DOI: 10.5965/2175234614322022136. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21025. Acesso em: 24 nov. 2024.