Arte e Processos Colaborativos na Esfera Pública: a experiência do inSITE na região da fronteira entre México–Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234604082012006Palavras-chave:
arte, colaboração, comunidade, esfera públicaResumo
Desde sua primeira edição em 1992, o inSITE vem promovendo o espalhamento de projetos de arte nos espaços públicos da região de fronteira entre San Diego (Estados Unidos) e Tijuana (México), tendo atingido a marca de mais de 200 projetos desenvolvidos no contexto da região nas cinco edições da mostra. Neste artigo procuramos investigar o processo de construção do inSITE à luz das novas práticas de arte na esfera pública, evidenciando as contribuições, hesitações e contradições de sua interação com o contexto da fronteira. Procuramos trazer para o debate crítico questões relativas à produção de arte nos espaços públicos na contemporaneidade, tais como a participação das comunidades, o papel e o lugar reservados para o público, os desafios interpostos aos artistas diante de realidades que lhes são estranhas, além da contínua e tensa negociação entre artistas, curadores e instituições.
Downloads
Referências
DOHERTY, Claire. The New Situationists. In: DOHERTY, Claire (ed.). Contemporary Art: From Studio to Situation. Londres: Black Dog Publishing, 2004, p. 7-13.
FIRSTENBERG, Lauri. San Diego-Tijuana. Art Papers Magazine, Atlanta, Georgia, v. 29, n. 6, p. 60, nov. – dez. 2005.
FOUCAULT, Michel. Of Other Spaces. Diacritics 16, primavera de 1986, p. 22-27.
FRASER, Andrea. Museum Highlights: the Writings of Andrea Fraser. ALBERRO, Alexander (ed.). Cambridge, Mass.: The MIT Press, 2005.
FUENTES, Carlos. A fronteira de cristal. In: A fronteira de cristal. Trad. Mauro Gama. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
HUNTINGTON, Samuel P. O choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial. Trad. M.H.C. Côrtes. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.
HUNTINGTON, Samuel P. The Hispanic Challenge. Foreign Policy, n.141, p. 30-45, mar./abr. 2004.
JACOB, Mary Jane. Outside the Loop. In: JACOB, Mary Jane; BRENSON, Michael; e OLSON, Eva M. Culture in action. Seattle, Wash.: Bay Press, 1995, p. 50-61.
JUSIDMAN, Yishai. inSITE. Art Issues, San Diego, no. 36, jan. - fev. 1995, p. 46-48.
KESTER, Grant H. Conversation Pieces: Community + Communication in Modern Art. Berkeley, Cal.: University of California, 2004.
KRAVAGNA, Christian. Working on the Community: Models of Participatory Practice. Disponível em: <http://www.republicart.net>.
KWON, Miwon. One Place After Another: Site-Specific Art and Locational Identity. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 2002.
PAZ, Octavio. Tempo nublado. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986.
PHILLIPS, Patricia C. Temporality and Public Art. In: SENIE, Harriet F. e WEBSTER, Sally (eds.). Critical Issues in Public Art. Washington, D.C.: Smithsonian Institution Press, 1998, p. 295-304.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Luiz Sérgio de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade