Arte e Processos Colaborativos na Esfera Pública: a experiência do inSITE na região da fronteira entre México–Estados Unidos

Autores

  • Luiz Sérgio de Oliveira Federal University of Rio de Janeiro image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234604082012006

Palavras-chave:

arte, colaboração, comunidade, esfera pública

Resumo

Desde sua primeira edição em 1992, o inSITE vem promovendo o espalhamento de projetos de arte nos espaços públicos da região de fronteira entre San Diego (Estados Unidos) e Tijuana (México), tendo atingido a marca de mais de 200 projetos desenvolvidos no contexto da região nas cinco edições da mostra. Neste artigo procuramos investigar o processo de construção do inSITE à luz das novas práticas de arte na esfera pública, evidenciando as contribuições, hesitações e contradições de sua interação com o contexto da fronteira. Procuramos trazer para o debate crítico questões relativas à produção de arte nos espaços públicos na contemporaneidade, tais como a participação das comunidades, o papel e o lugar reservados para o público, os desafios interpostos aos artistas diante de realidades que lhes são estranhas, além da contínua e tensa negociação entre artistas, curadores e instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Sérgio de Oliveira, Federal University of Rio de Janeiro

Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, Mestre em Artes pela New York University, e Graduado em Artes Plásticas (Pintura) pela Escola de Belas Artes da UFRJ.

Referências

DOHERTY, Claire. The New Situationists. In: DOHERTY, Claire (ed.). Contemporary Art: From Studio to Situation. Londres: Black Dog Publishing, 2004, p. 7-13.

FIRSTENBERG, Lauri. San Diego-Tijuana. Art Papers Magazine, Atlanta, Georgia, v. 29, n. 6, p. 60, nov. – dez. 2005.

FOUCAULT, Michel. Of Other Spaces. Diacritics 16, primavera de 1986, p. 22-27.

FRASER, Andrea. Museum Highlights: the Writings of Andrea Fraser. ALBERRO, Alexander (ed.). Cambridge, Mass.: The MIT Press, 2005.

FUENTES, Carlos. A fronteira de cristal. In: A fronteira de cristal. Trad. Mauro Gama. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

HUNTINGTON, Samuel P. O choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial. Trad. M.H.C. Côrtes. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.

HUNTINGTON, Samuel P. The Hispanic Challenge. Foreign Policy, n.141, p. 30-45, mar./abr. 2004.

JACOB, Mary Jane. Outside the Loop. In: JACOB, Mary Jane; BRENSON, Michael; e OLSON, Eva M. Culture in action. Seattle, Wash.: Bay Press, 1995, p. 50-61.

JUSIDMAN, Yishai. inSITE. Art Issues, San Diego, no. 36, jan. - fev. 1995, p. 46-48.

KESTER, Grant H. Conversation Pieces: Community + Communication in Modern Art. Berkeley, Cal.: University of California, 2004.

KRAVAGNA, Christian. Working on the Community: Models of Participatory Practice. Disponível em: <http://www.republicart.net>.

KWON, Miwon. One Place After Another: Site-Specific Art and Locational Identity. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 2002.

PAZ, Octavio. Tempo nublado. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986.

PHILLIPS, Patricia C. Temporality and Public Art. In: SENIE, Harriet F. e WEBSTER, Sally (eds.). Critical Issues in Public Art. Washington, D.C.: Smithsonian Institution Press, 1998, p. 295-304.

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. Arte e Processos Colaborativos na Esfera Pública: a experiência do inSITE na região da fronteira entre México–Estados Unidos. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n. 8, 2013. DOI: 10.5965/2175234604082012006. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3451. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática