A Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea: espaço expositivo, espaço de luta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0012

Palavras-chave:

Jaider Esbell, arte indígena contemporanea, espaço expositivo, galeria de arte

Resumo

O presente artigo busca debater o papel da Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea, um dos únicos espaços expositivos em Roraima, no contexto de ataque a população indígena e a sua organização de resistência. Para tal empreitada foi utilizada uma pesquisa bibliográfica que parte de uma interlocução entre teorias que investigam o capitalismo sul-americano, em geral e, o brasileiro, em específico. O surgimento de espaços expositivos públicos, os museus, na Europa pela burguesia e sua quase inexistência no estado de Roraima, para uma compreensão da relação mais ampla sobre os espaços expositivos em um estado periférico brasileiro e dos ataques que os povos indígenas em Roraima sofrem. Junto a isso, com os textos do criador da referida galeria, buscamos entender esse espaço expositivo, na totalidade histórico-social de afirmação e resistência dos povos originários no norte brasileiro. Concluímos que a Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea para além de um espaço expositivo é um espaço de luta coletiva, de denúncia e anúncio desses povos.

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Biografia do Autor

Vinicius Luge Oliveira, Universidade Federal de Roraima

É bacharel e licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Educação pela mesma instituição, doutor em Artes Visuais pelo programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina. É Professor Associado 1, do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima. Participa dos Grupos de Pesquisa Cruviana vinculado à UFRR, ao GEPOC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica, vinculado à UFSC e participa do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina (OFPEA/BRARG).

Ivete Souza da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lotada no Departamento de Metodologia de Ensino (DMEN), atuando na Área da Educação Infantil. É formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2008). Mestre em Educação (2010) e Doutora em Educação (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UFSM. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC (2020). Suas pesquisas na UFRR foram desenvolvidas no campo da Educação Intercultural, Ensino da Arte, Antropofagia Cultural Brasileira e Bordados. Participa do Grupo de Pesquisa CRUVIANA: Educação, Arte e Intercultura (CNPq-UFRR) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Freireanas (CNPq-UNIFESP).

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Publicado

28-10-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Vinicius Luge; SILVA, Ivete Souza da. A Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea: espaço expositivo, espaço de luta. Palíndromo, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5965/2175234617422025e0012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/27239. Acesso em: 30 out. 2025.