A Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea: espaço expositivo, espaço de luta
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0012Palavras-chave:
Jaider Esbell, arte indígena contemporanea, espaço expositivo, galeria de arteResumo
O presente artigo busca debater o papel da Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea, um dos únicos espaços expositivos em Roraima, no contexto de ataque a população indígena e a sua organização de resistência. Para tal empreitada foi utilizada uma pesquisa bibliográfica que parte de uma interlocução entre teorias que investigam o capitalismo sul-americano, em geral e, o brasileiro, em específico. O surgimento de espaços expositivos públicos, os museus, na Europa pela burguesia e sua quase inexistência no estado de Roraima, para uma compreensão da relação mais ampla sobre os espaços expositivos em um estado periférico brasileiro e dos ataques que os povos indígenas em Roraima sofrem. Junto a isso, com os textos do criador da referida galeria, buscamos entender esse espaço expositivo, na totalidade histórico-social de afirmação e resistência dos povos originários no norte brasileiro. Concluímos que a Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea para além de um espaço expositivo é um espaço de luta coletiva, de denúncia e anúncio desses povos.
Downloads
Referências
BERBERT, Paula. Pedagogias da Transformação. In: Catálogo da Exposição MOQUÉM_SURARÎ: ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA. Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Fundação Bienal de São Paulo e Museu de Arte Moderna de São Paulo. 2021.
COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE. Relatório: Textos Temáticos. Brasília: CNV, 2014.
ESBELL, Jaider. A década da Arte indígena contemporânea. Daiara Tukano, na Rádio Yandê, conversa com Jaider Esbell, Denilson Baniwa e Naine Terena. 1 vídeo (1h 5min), realizada em 20 de abril de 2020. Disponível em <https://www.facebook.com/jornalistaslivres/videos/2607154026272045 >. Acesso em 12 fev.2021.
ESBELL, Jaider. Eu sonho em ter um grande caminhão para colocar todo mundo dentro e passar um mês numa aldeia, um mês na outra, para construir essa cultura coletiva. MUNDO AMAZÓNICO 5, 2014.
ESBELL, Jaider. Índios: identidades, artes, mídias e Conjunturas. Dossiê Revista Em Tese, Belo Horizente, v 22, n 2. Maio-Agos. 2016.
ESBELL, Jaider. Exposição EPU-TÎTO – Artes e indígenas hoje – Textos da curadoria. Site do artista, 2017. Disponível em: http://www.jaideresbell.com.br/site/2017/06/02/exposicao-epu-tito-artes-e-indigenas-hoje-textos-da-curadoria-3/. Acessado em: 24 de abril de 2025
ESBELL, Jaider. O’Ma’Kon – bicharada – reunião de bichos. In: Catálogo da Exposição MOQUÉM_SURARÎ: ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA. Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Fundação Bienal de São Paulo e Museu de Arte Moderna de São Paulo. 2021.
ESBELL, Jaider. (Recado para quem vem buscando "dar espaço" para a arte indígena contemporânea, e para a figura do artista indígena: toda). Página de Facebook publicada em 24 de novembro de 2019. Recuperada em 24 de Abril de 2025. https://www.facebook.com/jaider.esbell?locale=pt_BR
HADJINICOLOU, N. História da arte e luta de classes. São Paulo: PalavraPalavra, 2024.
FUNAI. Povos Isolados. In.: https://www.gov.br/funai/pt-br/atuacao/povos-indigenas/povos-indigenas-isolados-e-de-recente-contato-2/povos-isolados-1. Acessado em: 14/03/2025.
MARINI, Ruy Mauro. Subdesenvolvimento e revolução. Florianópolis: Insular, 2017.
OLIVEIRA, V. L.. Quem leciona artes? A precária e desigual contratação de licenciados em alguma linguagem de artes como o típico da situação brasileira. European Review of Artistic Studies, v. 15, p. 1-16, 2024.
PANCORBO, A. Breve História do Museu de Prado. In.: O guia do Prado: Museu Nacional do Prado. Madrid: 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vinicius Luge Oliveira, Ivete Souza da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade