Torres-García revisitado: a exposição Tiempo de mirar e a (re)a presentação de obras de arte destruídas
La exposición Tiempo de Mirar y la (re)presentación de obras de arte destruidas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0016Palavras-chave:
Joaquín Torres-García, Destruição, Exposição Tiempo de Mirar, História da arte modernaResumo
O artigo tem como objetivo analisar a expografia da mostra Tiempo de Mirar: visita virtual a las obras perdidas en el incendio en Rio de Janeiro, ocorrida no Museo Torres-García em 2018, bem como estudar os fragmentos ali exibidos. Em julho de 1978, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro sofreu um trágico incêndio que destruiu diversas obras de arte, incluindo 74 trabalhos - entre pinturas, esculturas e brinquedos - de Joaquín Torres-García, artista uruguaio cujas obras foram as mais afetadas numericamente. A mostra Tiempo de Mirar dedicou-se a reapresentar estas obras destruídas para o público, via realidade aumentada. Os visitantes podiam acessá-las pela câmera do celular ao apontar para os QR Codes nas paredes. A mostra também colocou em exposição fragmentos de trabalhos bastante deteriorados pelo incêndio, fazendo conviver, no mesmo espaço, ausência e presença, e provocando um processo de rememoração.
Downloads
Referências
AVE INTERACTIVE. Tiempo de Mirar - Exposición Realidad Aumentada. In: Ave Interactive, 2022. Disponível em: https://www.aveinteractive.com/tiempo-de-mirar.html. Acesso em: 5 jun. 2024.
AZEVEDO, M. Os Carnets de Torres-García. In: CATTANI, I. (org.) Mestiçagens na Arte Contemporânea. Porto Alegre: UFRGS, 2007, pp. 65-87.
BARDI, P. M.; JARDI, E. Joaquín Torres-García. São Paulo: Masp, 1979.
BRAGA, F. P. A Parte do fogo: aproximações, equivalências e narrativas no incêndio do MAM. Anais Eletrônicos do XV Congresso Internacional da ABRALIC. Rio de Janeiro, p. 6912-6917, 2017. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/?ano=2017. Acesso em: 5 jun. 2024.
BRAGA, F. P. O que Queima, a Parte do Fogo e as Cinzas: uma análise sobre o incêndio do MAM. 2021. Tese (Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade), Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2021.
BRAGA, F. P. MAM Rio em Chamas: reconstruções sobre novas bases. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 2, p. 350-378, maio 2022.
CANAL 10 Uruguay. Se estrena el documental: PAX IN LUCEM. YouTube, 01 ago. 2024. 16 minutos. Disponível em: https://youtu.be/C1_VYNs7vUE?si=hAV_JdROcnKY1pEN. Acesso em: 28 nov. 2024.
CANAL Comunicación Museo Torres García. Pax in Lucem. YouTube, 28 nov. 2018. 7 minutos. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=mDp_CuwXZug&t=24s. Acesso em: 28 nov. 2024.
CASTILLO, J. Vanguarda e Classicismo. In: Joaquín Torres-García. São Paulo, XXII Bienal de São Paulo, 1994.
DE TORRES, C. Homage: Geometria Sensível - 25 years later, sensitive geometry recalled. Cecília de Torres Ltd., 2003. Disponível em: https://www.ceciliadetorres.com/pdf/press_46.pdf. Acesso em: 4 jun. 2024.
DE TORRES, C. et al. Joaquín Torres-García Catalogue Raisonné. Cecília de Torres Ltd., 2015. Disponível em: https://torresgarcia.com/catalogue/. Acesso em: 26 maio 2024.
DÍAZ, A. Tiempo de Mirar: Visita virtual a las obras perdidas en el incendio en Rio de Janeiro. Museo Torres-García, 2018. Disponível em: https://www.torresgarcia.org.uy/exposiciones/tiempo-de-mirar/. Acesso em: 4 jun. 2024.
DOSSIER Prensa - Tiempo de Mirar. Museo Torres-García, 2018. Disponível em: http://www.torresgarcia.org.uy/exposiciones/tiempo-de-mirar/Museo%20Torres%20Garc%C3%ADa_Tiempo%20de%20mirar_Prensa%20noviembre%202018.pdf. Acesso em: 5 jun. 2024.
FERREIRA, Thiago. O MAM Rio e a construção discursiva do pós-incêndio. 2018. 129 p. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
FERREIRA, Thiago. MAM Rio e a Esfera Pública. Revista Arte & Ensaios, n. 37, pp. 50-59, 2019.
FOGO destrói o Museu de Arte Moderna do Rio. Jornal Folha de São Paulo, p. 01, 9 jul. 1978.
INCÊNDIO destrói o Museu de Arte Moderna do Rio. Jornal O Estado de São Paulo, p. 34, 9 jul. 1978a.
INCÊNDIO destrói todo acervo do MAM. Jornal do Brasil, p. 1, 9 jul. 1978b.
INCÊNDIO destrói 90% do acervo do MAM. Jornal O Globo, p. 1-20, 9 jul. 1978c.
MACHADO, D. de S. Construção e destruição na América Latina: Torres-García e o incêndio do MAM-RJ (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019
MAM RIO. Obras restauradas. Restauração de parte da Coleção Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro anterior a 1978. Rio de Janeiro: MAM Rio, 2014. Disponível em: https://mam.rio/pesquisa-documentacao/biblioteca/obras-restauradas/. Acesso em: 4 jun. 2024.
MELLO, A. P. C. Entre a obra e a imagem: a sobrevivência da escultura Mademoiselle Pogany II de Constantin Brancusi. Revista Poiésis, vol. 17, n. 27, p. 181-194. 2016. https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.181-194
MELLO, A. P. C. Mãos à obra: a construção da imagem do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no pós-incêndio de 1978. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.
KERN, M. L. B. Um artista entre Europa e Novo Mundo: Joaquín Torres-García. Estudos Ibero-Americanos. Rio Grande do Sul, v. 38, p. 150-159, dez. 2012. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2012.s.12480
KERN, M. L. B. O Construtivismo de Joaquín Torres-García e Suas Projeções Estéticas para a América Latina. Brazilian Journal of Latin American Studies, [S.l], v. 12, n. 23, p. 86-96, 2013.
PAX in Lucem. PAXINLUCEM Trailer Oficial. YouTube, 15 jul. 2024. 2 minutos. Disponível em: https://youtu.be/rVN_DjIm7-Q?feature=shared. Acesso em: 29 nov. 2024.
PIQUEIRA, G. A Cidade sem nome de Torres-García. São Paulo: Lote 42, 2020.
PONTUAL, R. Do Mundo, a América Latina. Das Geometrias, a Sensível. In: PONTUAL, R. (org.). América Latina: geometria sensível. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil / GBM, 1978.
RIO Memórias. Incêndio no MAM. Rio Memórias, 2020. Disponível em: https://riomemorias.com.br/memoria/acervo-do-mam/. Acesso em: 4 jun. 2024.
SERRÃO, Vítor. A Cripto-História da Arte: análise de obras de arte inexistentes. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
UOL Entretenimento. Tecnologia "recupera" no Uruguai obras de Torres García queimadas no Brasil, 29 dez. 2018. Disponível em: https://entretenimento.uol.com.br/noticias/efe/2018/12/29/tecnologia-recupera-no-uruguai-obras-de-torres-garcia-queimadas-no-brasil.htm. Acesso em: 4 jun. 2024.
ULTIMA HORA. Los murales del artista uruguayo Torres García renacen de sus cenizas. Jornal Ultima Hora, 2014. Disponível em: https://www.ultimahora.com/los-murales-del-artista-uruguayo-torres-garcia-renacen-sus-cenizas-n777219.html. Acesso em: 4 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria de Fatima Morethy Couto, Isabela De Vita Jaha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade