Notas para Paisagens Futuras ou Relevos Gritantes
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0010Palavras-chave:
notação, escuta, escrita, especulação, relevosResumo
Neste ensaio especulativo de campo, apresenta-se a operação artística da (a)notação, enquanto uma metodologia poética entre a escrita e a escuta da Terra. Através de um texto que deriva entre um formato acadêmico e outro ficcional, nota-se uma pedra que grita, no silêncio de sua imensidão, e múltiplas paisagens futuras que irrompem diante a especulação de como ler um relevo que ressoa. Todavia, distintas notas lançam ao leitor problemáticas sobre a atenção (em um mundo totalmente desconectado), a inscrição (em um mundo totalmente codificado) e o relato (em um mundo totalmente informacional), propondo, assim, um giro especulativo dos modos tradicionais das anotações de campo científicas, ao posicionar a escuta como sentido e prática fundamental para a escrita de impressões mais sensíveis e menos antropocêntricas.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Conversações. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Paz & Terra, 2018.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Volume 4. São Paulo: Editora 34, 1996.
FERRAZ, Silvio. Deleuze, música, tempo e forças não sonoras. Em: Revista Artefilosofia, n.9, 2010.
INGOLD, Tim. The Life of Lines. London: Routledge, 2015.
LAMBERT, Letícia. Ouvir na pele o terceiro som. Em: Revista-Valise, n. 5, 2013, p. 206.
PELBART, Peter Pál. A arte de viver nas linhas. Em: Edith Derdyk. (Org). Disegno. Desenho. Desígnio. 1ed.São Paulo: Editora SENAC, 2007, v.1, p. 281-290.
PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.
ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição. São Paulo: Editora n-1, 2018.
TABORDA, Tato. Ressonâncias: vibrações por simpatia e frequências de insurgência. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Proto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade