Abordagem “SIR” (Sensível, Imaginativa e Racional) para apreciar uma obra
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0006Palavras-chave:
Ensino da arte. , Apreciação estética., Leitura de imagem., Sensibilidade.Resumo
Apreciar uma obra é uma atividade complexa que exige o desenvolvimento de competências: competências para explorar a imaginação, competências para explorar a sensibilidade, competências para examinar uma obra e todos os seus elementos. É preciso ainda de competências para sintetizar aquilo que foi sentido, imaginado e examinado. O artigo apresenta a abordagem “SIR”, uma proposta de apreciação de obras de arte segundo três etapas, nesta ordem: 1) sentir e imaginar diante da obra; 2) examinar os elementos do conteúdo e os elementos socioculturais da obra; 3) fazer a síntese das duas primeiras etapas para estabelecer um julgamento crítico e estético da obra. É um processo de apreciação que pode ser realizado por professores de arte e outros educadores e visa desenvolver competências relacionadas à sensibilidade, imaginação, capacidade de análise e sintetização.
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