Conversações e contágios: o que se passa em uma escrita coletiva atravessada pelos encontros “sábados com Deleuze”?
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234615352023133Palavras-chave:
Leitura, Escrita, “Sábados com Deleuze”, Práticas artísticas, Pesquisa em educaçãoResumo
Este ensaio é fruto dos encontros do grupo de estudos “Sábados com Deleuze”, ocorridos de 2015 a 2019, na Universidade Federal de Santa Maria – RS/Brasil, com o objetivo de problematizar as conversações e os contágios que as obras estudadas dispararam no encontro com práticas artísticas e a pesquisa em educação. Algumas imagens compõem o texto, dando expressão às experimentações que ocorreram nesse sentido ao longo dos encontros de estudos. Em uma movimentação biografemática (BARTHES, 2003), este trabalho foi produzido a oito mãos, isto é, por quatro singularidades povoadas por uma polifonia de vozes que ressoam e são sinalizadas nesta escrita como: 1º, 2º, 3º e 4º par de mãos. Cada autor/a tecia sua escrita e enviava para o par subsequente, explorando regiões ainda não imaginadas. As zonas textuais resultantes desse procedimento de escrileitura (CORAZZA, 2008) intentam convidar o/a leitor/a a explorar modos de ver, ler, escrever, viver na academia em inter-relação com arte e filosofia enquanto campos de criação.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. de Mario Laranjeira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
CORAZZA, Sandra Mara. Os cantos de Fouror: escrileitura em filosofia-educação. Porto Alegre: Sulina, Editora UFRGS, 2008.
CORAZZA, Sandra et al. (org.) Biografemática na Educação: Vidarbos. Caderno de Notas 7. Porto Alegre: Doisa, 2015.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Trad. de Luiz Roberto Salinas Fortes. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. de Bento Prado Junior y Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 1, v. 3. 2. ed. Trad. de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão y Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2012a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, v. 4. 2. ed. Trad. de Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2012b.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
DELIGNY, Fernand. O aracniano e outros textos. Trad. de Lara de Malimpensa. São Paulo: n-1 edições, 2015.
DIAS, Susana Oliveira. Escuta inumana: murmúrios de uma vida irrepresentável pelo grito arquivista... In: Leitura: Teoria & Prática, 32:62, (2014): 155-167. Disponível em: http://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/viewFile/247/146. Acesso em: 24 mar. 2017.
FOUCAULT, Michel. Ética, Sexualidade, Política. Coleção Ditos e escritos V. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Trad. de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil – um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Trad. y notas de Tomaz Tadeu. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vivien Kelling Cardonetti, Francieli Regina Garlet, Cristian Poletti Mossi, Marilda Oliveira de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade