Costura líquida: uma história de enlaces e infiltrações
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614322022371Palavras-chave:
Arte contemporânea, Desenho, Fabulação, Mulheres artistas, Subjetividade na arteResumo
Este trabalho é um ensaio visual composto por oito desenhos da série nomeada Costura Líquida, realizados em nanquim sobre papel no ano de 2020. As obras envolvem relações poéticas e conceituais com produções de mulheres artistas e escritoras que são referências para a autora, constituindo registros de encontros ficcionais. A série foi produzida a partir de questionamentos acerca da construção do pensamento misógino na história da filosofia ocidental, e os caminhos percorridos no processo de produção resultaram em uma poética que envolve o conceito de liquidez como potência criadora e a fabulação como procedimento de criação de uma narrativa em que a costura é realizada pelas linhas de tinta do desenho.
Downloads
Referências
ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Tradução de Édna de Marco. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 229-235, jan 2000. Disponível em: https://periodicos.
ufsc.br/index.php/ref/article/view/9880 Acesso em: 28 jan. 2021.
CRAMPE-CASNABET, Michèle. A mulher no pensamento filosófico do século XVIII. In: DUBY, G.; PERROT, M. (Dirs). História das mulheres no ocidente: do Renascimento a Idade Moderna, v. 3. Porto, Portugal: Afrontamento, 1999.
KURY, Mário da Gama. Dicionário de mitologia grega e romana. 8. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
PIMENTEL, Mariana Rodrigues. Fabulação: a memória do futuro. 2010. Tese (Doutorado em Letras) — Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2010.
RANKE-HEINEMANN, Uta. Eunucos pelo reino de Deus: mulheres, sexualidade e a Igreja católica. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luanda de Oliveira Rainho Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade