Pensar a plasticidade na composição musical: esculpindo tempo, modelando escutas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020293

Parole chiave:

Composição musical, gesto, problema composicional, tempo

Abstract

Este artigo trata de alguns problemas composicionais musicais que têm insistido em atuar na prática composicional do autor e que se destacam devido aos seus modos de funcionamento no escoar contínuo de um fluxo temporal. Os problemas abordados foram levantados a partir de observações e reflexões de um pesquisador acerca de sua própria prática como compositor, mas não deixaram de ser trabalhados e verificados em variados contextos e situações que apontam para singulares modos de resolução dos problemas. Assim, através da análise de peças de diferentes compositores em contraponto com as composições do próprio pesquisador, o artigo contribui para se pensar a abordagem de alguns problemas composicionais em função de transformações plásticas dos objetos e texturas musicais em suas relações com o tempo, tido tanto como escoamento de um fluxo quanto como acontecimento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Gustavo Rodrigues Penha, UFMS

Graduou-se em composição musical na FASM (Faculdade Santa Marcelina) onde estudou com Sergio Kafejian e Paulo Zuben. Concluiu o Mestrado em Música em 2010 e o Doutorado em Música em 2016, ambas pesquisas sob orientação de Silvio Ferraz e com bolsa FAPESP. Foi bolsista de três edições do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão onde assistiu aos cursos de Stefano Gervasoni e Claude Ledoux em 2009 e onde participou de masterclass com o Arditti Quartet em 2011. Atuou como produtor artístico e compositor no CD Ressonâncias, do grupo Sonâncias, e no CD Imaginário da pianista Lidia Bazarian, ambos lançados pelo Selo LAMI e apoiados Secretaria de Estado da Cultura de SP. Suas peças têm sido executadas em diferentes cidades e capitais brasileiras. Em 2012 uma de suas peças foi executada na cidade de Pavia, na Itália, quando de sua participação no III highSCORE Festival. Em 2013, outra de suas composições foi apresentada pelo The Riot Ensemble na sala LSO St. Luke's, em Londres. No mesmo ano concluiu o curso de teorba no Núcleo de Música Antiga da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), sob orientação de Guilherme de Camargo. Entre 2013 e 2014 realizou um estágio de pesquisa de doutorado no CICM da Université Paris 8, sob orientação de José Manuel Lopez Lopez, Anne Sedès e Alain Bonardi, oportunidade em que apresentou uma composição com o grupo Percussions de Strasbourg. Em 2014 recebeu o Prêmio Funarte de Composição Clássica, tendo participado da XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea de 2015. Enquanto teorbista e compositor, é integrante do Duo Amálgama junto à violoncelista Sandra Tornice. Em parte de 2016 e 2017, realizou pós-doutorado no Departamento de Música da ECA/USP, com bolsa PDJ do CNPq. É Professor Adjunto do Curso de Música - Licenciatura da UFMS, onde também atua como Coordenador de Curso.

Riferimenti bibliografici

ANÔNIMO. [1396-1399] O Virgo Splendens. In: VIRET, Jaques (org.). Le Llibre Vermell

de Montserrat (XIVe siècle), édition pour voix à cappella, fac-símile. Lyon: Éditions à

Coeur Joie, 2004. 128 p.

DELEUZE, Gilles. Cinéma 2: l’image-temps. Paris: Minuit, 1985.

DELEUZE, Gilles. Espinosa e o problema da expressão. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 2017 [1968].

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Ed. 34, 1992 [1991].

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 34, 1995. V. 2. [Mille Plateaux - capitalisme et squizophrénie 2. Paris: Minuit, 1980]

FERRAZ, Silvio. Notas do caderno amarelo: a paixão do rascunho. Tese (Livre Docência em Criação Musical) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: http://sferraz.mus.br/principal_ing.htm.

FERRAZ, Silvio. Músicas e Territórios. Polêm!ca, v. 9, p. 62-130, 2010. Disponível em:

http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/viewFile/2815/1942.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Ed. 34, 1992.

LIGETI, G. States, events and transformations. Perspectives of new music, Seattle, Washington University Press, v. 31, n. 1. 1993 [1960]. p. 164-171.

LIGETI, G. Sur Volumina. In: LIGETI, G. L’atelier du compositeur. Trad. francês Catherine Fourcassié, Pierre Michel et al. Genebra: Contrechamps, 2013 [1968]. p. 187-188.

MESSIAEN, Olivier. Techniques de mon langage musical. Paris: Leduc, 1940.

OLIVEIRA, Franscisco Zmekhol Nascimento de. A escrita rítmica de Olivier Messiaen e seus desdobramentos em outros aspectos de sua prática composicional. 195 f.

Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

ORLANDI, Luiz B. L. Um gosto pelos encontros. In: ORLANDI, Luiz B. L. Arrastões na imanência. Campinas: Phi, 2018. p. 395-417.

PACE, Ian. Composição e performance podem ser, e frequentemente tem sido performance. Vórtex, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 1-23, 2020 [2015]. Trad. Vitória Liz P.

Louveira e William Teixeira. Disponível em: http://vortex.unespar.edu.br/pace_v8_n1.pdf.

PAQUIN, Louis-Claude. La Méthodologie. In: PAQUIN, Louis-Claude. Méthodologie de la recherche création. Montréal: Université du Québec à Montréal, 2014. Disponível em: http://lcpaquin.com/methoRC/MethoRC_methodologie.pdf/.

PENHA, Gustavo. caminhos, passagens e saídas. Clarinete, violino, violoncelo e piano. 2008. 1 partitura.

PENHA, Gustavo. Reescrituras na música dos séculos XX e XXI. Dissertação (Mestrado

em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010a.

PENHA, Gustavo. Nenhum, nenhuma. Piano solo. 2010b. 1 partitura.

PENHA, Gustavo. per suoanre in um teatro vuoto. Quarteto de cordas. 2012. 1 partitura.

PENHA, Gustavo. estudo sobre gravitação. para quarteto de cordas. 2013 [2011-2013]. 1 partitura.

PENHA, Gustavo. presque um murmure sans son. Quatro percussionistas. 2014a. 1 partitura.

PENHA, Gustavo. Vento sob os dedos. Flauta solo. 2014b. 1 partitura.

PENHA, Gustavo. Zanzando em zigue-zague. Flauta traverso, teorba e violoncelo. 2014c. 1 partitura.

PENHA, Gustavo. Farfalhando. Sax barítono e eletrônica em tempo real. 2015. 1

partitura.

PENHA, Gustavo. Entre escutas e solfejos: afetos e reescrita crítica na composição musical. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2016.

PENHA, Gustavo. Música e a produção de afetos. Vortéx, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 1-29, 2019.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001 [1956].

SIMONDON, Gilbert. L’amplification dans les processus d’information. In: SIMONDON, Gilbert. Communication et information: cours et conférences. Chatou: Éd. de la Transparence, 2010 [1962].

STRAVINSKY, Igor; CRAFT. Robert. Conversas com Igor Stravinsky. Trad. Stella Rodrigo

Octavio Moutinho. São Paulo: Perspectiva, 2004 [Conversations with Igor Stravinsky. New York: Doubleday & Company, 1959].

VIRET, Jacques. Commentaires des chants. In: VIRET, Jacques. Le Llibre Vermell de Montserrat (XIVe siècle): édition pour voix a cappella, fac-símile. Lyon: Éditions à Coeur Joie, 2004. 1 partitura. 44 p.

ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Ed. 34, 2016 [2004].

Pubblicato

2020-10-18

Come citare

PENHA, Gustavo Rodrigues. Pensar a plasticidade na composição musical: esculpindo tempo, modelando escutas. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020293. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17655. Acesso em: 22 nov. 2024.