Composição pela concatenação de fragmentos independentes
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0203Palavras-chave:
planejamento composicional, teoria do conjuntos de classes de altura, pedagogia da composição musicalResumo
Neste artigo, é descrito um plano de trabalho composicional, de natureza pedagógica, partindo dos conteúdos teóricos dos seis capítulos do livro de Straus (2013) intitulado Introdução à Teoria Pós-Tonal. A ideia central consistiu em demonstrar o planejamento, a composição e a posterior concatenação de seis fragmentos independentes, com participação ativa de cinco alunos de composição, focalizando os seguintes tópicos: tipos intervalares, classes de conjuntos, operações entre conjuntos de classes de alturas, relações de contorno, relação Z, formações escalares, dodecafonismo, combinatoriedade, derivação, multiplicação e serialismo integral. Concomitantemente ao referencial teórico pós-tonal, cinco premissas pedagógicas originais serviram de guia durante cada etapa do trabalho. Os seis fragmentos, cada um com aproximadamente trinta segundos, foram, em seguida, concatenados, levando-se em consideração seis procedimentos originais propostos pelo autor, de maneira a produzir uma obra coerente de cerca de três minutos, para quinteto de sopros.
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