Pensar a plasticidade na composição musical: esculpindo tempo, modelando escutas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530405012020293Palabras clave:
Composição musical, gesto, problema composicional, tempoResumen
Este artigo trata de alguns problemas composicionais musicais que têm insistido em atuar na prática composicional do autor e que se destacam devido aos seus modos de funcionamento no escoar contínuo de um fluxo temporal. Os problemas abordados foram levantados a partir de observações e reflexões de um pesquisador acerca de sua própria prática como compositor, mas não deixaram de ser trabalhados e verificados em variados contextos e situações que apontam para singulares modos de resolução dos problemas. Assim, através da análise de peças de diferentes compositores em contraponto com as composições do próprio pesquisador, o artigo contribui para se pensar a abordagem de alguns problemas composicionais em função de transformações plásticas dos objetos e texturas musicais em suas relações com o tempo, tido tanto como escoamento de um fluxo quanto como acontecimento.
Descargas
Citas
ANÔNIMO. [1396-1399] O Virgo Splendens. In: VIRET, Jaques (org.). Le Llibre Vermell
de Montserrat (XIVe siècle), édition pour voix à cappella, fac-símile. Lyon: Éditions à
Coeur Joie, 2004. 128 p.
DELEUZE, Gilles. Cinéma 2: l’image-temps. Paris: Minuit, 1985.
DELEUZE, Gilles. Espinosa e o problema da expressão. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 2017 [1968].
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Ed. 34, 1992 [1991].
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 34, 1995. V. 2. [Mille Plateaux - capitalisme et squizophrénie 2. Paris: Minuit, 1980]
FERRAZ, Silvio. Notas do caderno amarelo: a paixão do rascunho. Tese (Livre Docência em Criação Musical) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: http://sferraz.mus.br/principal_ing.htm.
FERRAZ, Silvio. Músicas e Territórios. Polêm!ca, v. 9, p. 62-130, 2010. Disponível em:
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/viewFile/2815/1942.
GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Ed. 34, 1992.
LIGETI, G. States, events and transformations. Perspectives of new music, Seattle, Washington University Press, v. 31, n. 1. 1993 [1960]. p. 164-171.
LIGETI, G. Sur Volumina. In: LIGETI, G. L’atelier du compositeur. Trad. francês Catherine Fourcassié, Pierre Michel et al. Genebra: Contrechamps, 2013 [1968]. p. 187-188.
MESSIAEN, Olivier. Techniques de mon langage musical. Paris: Leduc, 1940.
OLIVEIRA, Franscisco Zmekhol Nascimento de. A escrita rítmica de Olivier Messiaen e seus desdobramentos em outros aspectos de sua prática composicional. 195 f.
Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
ORLANDI, Luiz B. L. Um gosto pelos encontros. In: ORLANDI, Luiz B. L. Arrastões na imanência. Campinas: Phi, 2018. p. 395-417.
PACE, Ian. Composição e performance podem ser, e frequentemente tem sido performance. Vórtex, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 1-23, 2020 [2015]. Trad. Vitória Liz P.
Louveira e William Teixeira. Disponível em: http://vortex.unespar.edu.br/pace_v8_n1.pdf.
PAQUIN, Louis-Claude. La Méthodologie. In: PAQUIN, Louis-Claude. Méthodologie de la recherche création. Montréal: Université du Québec à Montréal, 2014. Disponível em: http://lcpaquin.com/methoRC/MethoRC_methodologie.pdf/.
PENHA, Gustavo. caminhos, passagens e saídas. Clarinete, violino, violoncelo e piano. 2008. 1 partitura.
PENHA, Gustavo. Reescrituras na música dos séculos XX e XXI. Dissertação (Mestrado
em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010a.
PENHA, Gustavo. Nenhum, nenhuma. Piano solo. 2010b. 1 partitura.
PENHA, Gustavo. per suoanre in um teatro vuoto. Quarteto de cordas. 2012. 1 partitura.
PENHA, Gustavo. estudo sobre gravitação. para quarteto de cordas. 2013 [2011-2013]. 1 partitura.
PENHA, Gustavo. presque um murmure sans son. Quatro percussionistas. 2014a. 1 partitura.
PENHA, Gustavo. Vento sob os dedos. Flauta solo. 2014b. 1 partitura.
PENHA, Gustavo. Zanzando em zigue-zague. Flauta traverso, teorba e violoncelo. 2014c. 1 partitura.
PENHA, Gustavo. Farfalhando. Sax barítono e eletrônica em tempo real. 2015. 1
partitura.
PENHA, Gustavo. Entre escutas e solfejos: afetos e reescrita crítica na composição musical. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2016.
PENHA, Gustavo. Música e a produção de afetos. Vortéx, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 1-29, 2019.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001 [1956].
SIMONDON, Gilbert. L’amplification dans les processus d’information. In: SIMONDON, Gilbert. Communication et information: cours et conférences. Chatou: Éd. de la Transparence, 2010 [1962].
STRAVINSKY, Igor; CRAFT. Robert. Conversas com Igor Stravinsky. Trad. Stella Rodrigo
Octavio Moutinho. São Paulo: Perspectiva, 2004 [Conversations with Igor Stravinsky. New York: Doubleday & Company, 1959].
VIRET, Jacques. Commentaires des chants. In: VIRET, Jacques. Le Llibre Vermell de Montserrat (XIVe siècle): édition pour voix a cappella, fac-símile. Lyon: Éditions à Coeur Joie, 2004. 1 partitura. 44 p.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Ed. 34, 2016 [2004].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Orfeu
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.