CORPO-BRINCA: O ATO DE BRINCAR E A EXPERIÊNCIA CRIATIVA JUNTO AOS PROCESSOS ARTE-EDUCATIVOS.
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092517172017107Palabras clave:
exepriência criativa , brincadeira , dançaResumen
O presente artigo aborda as relações entre o ato de brincar e a experiência criativa dando destaque a brincadeira como fonte de experiência estética no processo de criação, segundo as concepções de autores como Isabel Marques, Paulo Freire, Tizuko M. kishimoto, Winnicott . Descrevo aqui, o processo metodológico da pesquisa de caráter qualitativo realizada no período 2014 a 2015, com o Grupo de Banda Percussiva Meninos do São João, da cidade de Palmas-To. Este estudo teve como objetivo investigar e registrar quais sentidos o “corpo” assume durante a experiência artística e estética vivenciada para a criação do Espetáculo “DuCampo”, a partir da brincadeira como tema gerador. Os resultados obtidos trazem as falas dos alunos e professores, levantadas nas rodas de conversa, e revelam as diversas significações assumidas pelo corpo na criação do espetáculo passando de corpo-instrumento de experiência para “corpo-expressivo”, “corpo-sensível”, “corpo-ação”, “corpo-brinca”.
Descargas
Citas
DIAS, M. C. M. Metáfora e pensamento: considerações sobre a importância do jogo na aquisição do conhecimento e implicações para a educação pré-escolar. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 15-48.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 15-48.
. Bruner e a brincadeira. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). Brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2014. p. 139-153.
MARQUES, I. A Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 2011a.
. Notas sobre o corpo e o ensino da dança. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 8, n. 1, p. 31-36, 2011b.
. A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2012.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.
PEREIRA, E. T. Práticas lúdicas na formação do teatro. 2012. 245f. Tese (Doutorado em artes cênicas). Departamento de Artes Cênicas. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
RAMOS, E. Angel Vianna: a pedagogia do corpo. São Paulo: Summus, 2007.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago editora LTDA.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.