CORPO-BRINCA: O ATO DE BRINCAR E A EXPERIÊNCIA CRIATIVA JUNTO AOS PROCESSOS ARTE-EDUCATIVOS.
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092517172017107Keywords:
exepriência criativa , brincadeira , dançaAbstract
O presente artigo aborda as relações entre o ato de brincar e a experiência criativa dando destaque a brincadeira como fonte de experiência estética no processo de criação, segundo as concepções de autores como Isabel Marques, Paulo Freire, Tizuko M. kishimoto, Winnicott . Descrevo aqui, o processo metodológico da pesquisa de caráter qualitativo realizada no período 2014 a 2015, com o Grupo de Banda Percussiva Meninos do São João, da cidade de Palmas-To. Este estudo teve como objetivo investigar e registrar quais sentidos o “corpo” assume durante a experiência artística e estética vivenciada para a criação do Espetáculo “DuCampo”, a partir da brincadeira como tema gerador. Os resultados obtidos trazem as falas dos alunos e professores, levantadas nas rodas de conversa, e revelam as diversas significações assumidas pelo corpo na criação do espetáculo passando de corpo-instrumento de experiência para “corpo-expressivo”, “corpo-sensível”, “corpo-ação”, “corpo-brinca”.
Downloads
References
DIAS, M. C. M. Metáfora e pensamento: considerações sobre a importância do jogo na aquisição do conhecimento e implicações para a educação pré-escolar. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 15-48.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 15-48.
. Bruner e a brincadeira. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). Brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2014. p. 139-153.
MARQUES, I. A Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 2011a.
. Notas sobre o corpo e o ensino da dança. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 8, n. 1, p. 31-36, 2011b.
. A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2012.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.
PEREIRA, E. T. Práticas lúdicas na formação do teatro. 2012. 245f. Tese (Doutorado em artes cênicas). Departamento de Artes Cênicas. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
RAMOS, E. Angel Vianna: a pedagogia do corpo. São Paulo: Summus, 2007.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago editora LTDA.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.