O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA: Possíveis espaços para sua Prática

Autores/as

  • Felipe Rodrigo Caldas Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Denise Cristina Holzer

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092515152016128

Palabras clave:

arte-ensino , corpo , dança

Resumen

O presente texto versa sobre o ensino da dança na escola, sua presença, sua ausência, conceitos filosóficos que permeiam a prática. Para tanto analisaremos a influência do espaço escolar na formação corporal do indivíduo e as relações estabelecidas entre esse corpo e o espaço. Para tanto parte-se da pesquisa-participante no qual o pesquisador através de eixos permeadores analisou sua prática docente, por meio de grupo focal, atividades práticas, análises estéticas, discutindo com os alunos as possibilidades de movimento e relação do corpo com o espaço da dança na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRADE, C. D. de. Eu: etiqueta. In: Eu, Etiqueta. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

CARLINI-Cotrin, B. Potencialidades da técnica qualitativa grupo focal em investigação sobre o abuso de substâncias. Rev Saúde Pública, v. 30, n. 3, p. 285-293, 1996.

GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares – 3a edição, são Paulo: Annablume, 2008.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: Sistematização da Técnica Klauss Vianna – São Paulo: Summus, 2007.

MUNIZ. Zilá. Improvisação como processo de composição na dança contemporânea. 2004. Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Arte. Curitiba SEED-PR, 2008.

PINTO, Rubia-Mar Nunes. A Educação do corpo e o processo civiliza- tório: A formação de estatuas pensante. In Revista Conexões, v. 2, n. 2, 2004.

STRAZZACAPPA, Márcia. Dança: um outro aspecto da/na formação estética dos indivíduos//UNICAMP. In: 30º REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Minas Gerais, 2007.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: A dança na escola. In Cadernos Cedes. v. 21, n. 53. Campinas, abr. 2001.

Publicado

2016-12-30

Cómo citar

CALDAS, Felipe Rodrigo; HOLZER, Denise Cristina. O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA: Possíveis espaços para sua Prática. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 128–143, 2016. DOI: 10.5965/2358092515152016128. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/7643. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a