Música, cultura negra e formação de professores: refletindo sobre as leis 11.769/2008 E 10.639/2003
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092514142015028Palabras clave:
ensino de música , formação de professores , multiculturalismoResumen
Este trabalho apresenta três objetivos principais: 1) Mostrar como as Leis 11.769/2008 e a Lei 10.639/2003 estão concatenadas e, por tal razão, devem ser pensadas em conjunto; 2) Apontar os espaços em que a cultura negra tem tido no currículo da formação de professores de Música e 3) Analisar esses espaços, auxiliando assim nas reflexões sobre como a cultura e a música negra devem estar presentes nos currículos das Licenciaturas em Música, a fim de que estas formem professores competentes para trabalhar também com a cultura e musicalidade negra. Para tal, este trabalho analisou as grades curriculares das principais instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Música na cidade do Rio de Janeiro, e concluiu que se faz necessário um repensar das Licenciaturas em Música, numa perspectiva multicultural, que buscará descontruir as hierarquias culturais geradas pela colonização, promovendo uma igualdade nos saberes e a desmarginalização da identidade cultural negra.Descargas
Citas
ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de. Por uma ecologia da formação de professores de música: diversidade e formação na perspectiva de licenciandos de universidades federais do Rio Grande do Sul. 2009. 225 p. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
ANDRADE, Valéria. Notas para um estudo sobre compositoras da música popular brasileira - século XIX. Revista Travessia, Universidade Federal de Santa Catarina, nº 23, 1991.
BATISTA, Aline Cleide Batista; SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço da; CANEN, Ana. Em busca de um dialogo entre Plano Nacional de Educação (PNE), Formação de professores e multi/interculturalismo. Ensaio: avaliação de políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 79, p. 253-267, abr./jun. 2013.
BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2011.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Música. Brasília: MEC/SEPPIR, jul. 2004.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília, 1996.
BRASIL. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, 2003.
BRASIL. Lei nº 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília, 2008.
CANEN, Ana. Políticas de Formação de Professores: considerações sobre sensibilidades à diversidade cultural. Revista da Educação Pública. Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 253-265, maio/agosto 2011.
CANEN, Ana; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Reflexões sobre multiculturalismo na escola e na formação docente. In CANEN, Ana; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Ênfases e omissões no currículo. Campinas: Papirus Editora, 2001.
CANEN, Ana; XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação. v. 16 n. 48 set.-dez. 2011.
COHEN, A. International Encyclopedia of Women Composers. Books & Music: New York, 1987.
CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA – CENTRO UNIVERSITÁRIO. Projeto Político-Pedagógico do curso de Licenciatura em Música. Rio de Janeiro, 2011.
CUNHA, Laura Cardoso. Feminaria Musical II: O que (não) se produz sobre música e mulheres no Brasil nos Anais dos encontros das associações musicais brasileiras. In. Anais da 18a REDOR, Universidade Federal de Pernambuco, Recife – PE, 2014.
GREIF, Elza Lancman. Ensinar e aprender música: o Bandão no caso Escola Portátil de Música. Tese. (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, 2007.
GREIF, Elza Lancman. A aprendizagem musical no bandão da escola portátil de Música. In. Anais do XI Colóquio de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10a ed. Rio de janeiro: dp&a; 2005.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
HICKLING-HUDSON, Anne. Multicultural Education and the Postcolonial Turn. Policy Futures in Education, 381 -401, 2003.
LAMB, Roberta. Aria Senza Accompagnamento: A woman behind the theory. Gender, Education, Music and Society Journal, Volume IV, Number 4, 2004.
LAZZARIN, Luís Fernando. Multiculturalismo e multiculturalidade: recorrências discursivas na educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 19, 121-128, mar. 2008.
LEHER, Roberto. Wolfowitz no Banco Mundial: educação como segurança. Experiências de educação popular, disponível em www.outrobrasil.net.
LEONIDO, Levi. Composição Musical de gênero feminino. Revista Sinfonia Virtual, número 09, 2008, disponível em http://www.sinfoniavirtual.com/revista/009/comosicao_musical_genero_femenino.php.
MATEIRO, Teresa. Uma análise de projetos pedagógicos de licenciatura em música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 22, 57-66, set. 2009.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM. Londrina, v.22, n. 32, p. 90-103, jan/jun. 2014.
PETERS, Michael. Education, Post-structuralism and the Politics of Difference. Policy Futures in Education, Volume 3, Number 4, 2005.
PIRES, Nair. A identidade das licenciaturas na área de música: multiplicidade e hierarquia. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 9, 81-88, set. 2003.
SANTOS, Regina Marcia Simão dos; DIDIER, Adriana Rodrigues; VIEIRA, Eliane Maria; ALFONZO, Neila Ruiz. Pensar música, cultura e educação hoje. In: SANTOS, Regina Márcia Simão (org.). Música, Cultura e Educação: Os múltiplos espaços de educação musical. Porto Alegre: Sulina, 2012.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do Currículo. Autêntica: Belo Horizonte, 2009.
SOBREIRA, Silvia Garcia. Disciplinalização da música e produção de sentidos sobre educação musical: investigando o papel da ABEM no contexto da Lei nº 11.769/2008. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, 2012.
SOUZA, Maria Elena Viana. Relações raciais e educação: desafios e possibilidades para a formação continuada do professor. Revista da Educação Pública. Cuiabá v. 21 n. 46 p. 289-301 maio/ago. 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Projeto Político-Pedagógico do curso de Licenciatura em Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=142&Itemid=84
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Licenciatura em Música do Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em http://www2.unirio.br/unirio/cla/ivl/cursos/graduacao/licenciatura-em-musica/licenciatura_projeto_pedagogico_ivl_unirio.pdf
VIEIRA, Lia Braga. A construção do professor de música: o modelo conservatorial na formação e atuação do professor de música em Belém do Pará. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.