Música, cultura negra e formação de professores: refletindo sobre as leis 11.769/2008 E 10.639/2003
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092514142015028Keywords:
ensino de música , formação de professores , multiculturalismoAbstract
Este trabalho apresenta três objetivos principais: 1) Mostrar como as Leis 11.769/2008 e a Lei 10.639/2003 estão concatenadas e, por tal razão, devem ser pensadas em conjunto; 2) Apontar os espaços em que a cultura negra tem tido no currículo da formação de professores de Música e 3) Analisar esses espaços, auxiliando assim nas reflexões sobre como a cultura e a música negra devem estar presentes nos currículos das Licenciaturas em Música, a fim de que estas formem professores competentes para trabalhar também com a cultura e musicalidade negra. Para tal, este trabalho analisou as grades curriculares das principais instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Música na cidade do Rio de Janeiro, e concluiu que se faz necessário um repensar das Licenciaturas em Música, numa perspectiva multicultural, que buscará descontruir as hierarquias culturais geradas pela colonização, promovendo uma igualdade nos saberes e a desmarginalização da identidade cultural negra.Downloads
References
ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de. Por uma ecologia da formação de professores de música: diversidade e formação na perspectiva de licenciandos de universidades federais do Rio Grande do Sul. 2009. 225 p. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
ANDRADE, Valéria. Notas para um estudo sobre compositoras da música popular brasileira - século XIX. Revista Travessia, Universidade Federal de Santa Catarina, nº 23, 1991.
BATISTA, Aline Cleide Batista; SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço da; CANEN, Ana. Em busca de um dialogo entre Plano Nacional de Educação (PNE), Formação de professores e multi/interculturalismo. Ensaio: avaliação de políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 79, p. 253-267, abr./jun. 2013.
BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2011.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Música. Brasília: MEC/SEPPIR, jul. 2004.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília, 1996.
BRASIL. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, 2003.
BRASIL. Lei nº 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília, 2008.
CANEN, Ana. Políticas de Formação de Professores: considerações sobre sensibilidades à diversidade cultural. Revista da Educação Pública. Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 253-265, maio/agosto 2011.
CANEN, Ana; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Reflexões sobre multiculturalismo na escola e na formação docente. In CANEN, Ana; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Ênfases e omissões no currículo. Campinas: Papirus Editora, 2001.
CANEN, Ana; XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação. v. 16 n. 48 set.-dez. 2011.
COHEN, A. International Encyclopedia of Women Composers. Books & Music: New York, 1987.
CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA – CENTRO UNIVERSITÁRIO. Projeto Político-Pedagógico do curso de Licenciatura em Música. Rio de Janeiro, 2011.
CUNHA, Laura Cardoso. Feminaria Musical II: O que (não) se produz sobre música e mulheres no Brasil nos Anais dos encontros das associações musicais brasileiras. In. Anais da 18a REDOR, Universidade Federal de Pernambuco, Recife – PE, 2014.
GREIF, Elza Lancman. Ensinar e aprender música: o Bandão no caso Escola Portátil de Música. Tese. (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, 2007.
GREIF, Elza Lancman. A aprendizagem musical no bandão da escola portátil de Música. In. Anais do XI Colóquio de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10a ed. Rio de janeiro: dp&a; 2005.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
HICKLING-HUDSON, Anne. Multicultural Education and the Postcolonial Turn. Policy Futures in Education, 381 -401, 2003.
LAMB, Roberta. Aria Senza Accompagnamento: A woman behind the theory. Gender, Education, Music and Society Journal, Volume IV, Number 4, 2004.
LAZZARIN, Luís Fernando. Multiculturalismo e multiculturalidade: recorrências discursivas na educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 19, 121-128, mar. 2008.
LEHER, Roberto. Wolfowitz no Banco Mundial: educação como segurança. Experiências de educação popular, disponível em www.outrobrasil.net.
LEONIDO, Levi. Composição Musical de gênero feminino. Revista Sinfonia Virtual, número 09, 2008, disponível em http://www.sinfoniavirtual.com/revista/009/comosicao_musical_genero_femenino.php.
MATEIRO, Teresa. Uma análise de projetos pedagógicos de licenciatura em música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 22, 57-66, set. 2009.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM. Londrina, v.22, n. 32, p. 90-103, jan/jun. 2014.
PETERS, Michael. Education, Post-structuralism and the Politics of Difference. Policy Futures in Education, Volume 3, Number 4, 2005.
PIRES, Nair. A identidade das licenciaturas na área de música: multiplicidade e hierarquia. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 9, 81-88, set. 2003.
SANTOS, Regina Marcia Simão dos; DIDIER, Adriana Rodrigues; VIEIRA, Eliane Maria; ALFONZO, Neila Ruiz. Pensar música, cultura e educação hoje. In: SANTOS, Regina Márcia Simão (org.). Música, Cultura e Educação: Os múltiplos espaços de educação musical. Porto Alegre: Sulina, 2012.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do Currículo. Autêntica: Belo Horizonte, 2009.
SOBREIRA, Silvia Garcia. Disciplinalização da música e produção de sentidos sobre educação musical: investigando o papel da ABEM no contexto da Lei nº 11.769/2008. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, 2012.
SOUZA, Maria Elena Viana. Relações raciais e educação: desafios e possibilidades para a formação continuada do professor. Revista da Educação Pública. Cuiabá v. 21 n. 46 p. 289-301 maio/ago. 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Projeto Político-Pedagógico do curso de Licenciatura em Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=142&Itemid=84
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Licenciatura em Música do Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em http://www2.unirio.br/unirio/cla/ivl/cursos/graduacao/licenciatura-em-musica/licenciatura_projeto_pedagogico_ivl_unirio.pdf
VIEIRA, Lia Braga. A construção do professor de música: o modelo conservatorial na formação e atuação do professor de música em Belém do Pará. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.