A Educação Musical e os Novos Tempos da Educação Brasileira

Autores/as

  • Sérgio Luiz Ferreira De Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092501012002043

Resumen

Este artigo apresenta uma visão panorâmica sobre a educação musical no Brasil, focalizando sinteticamente vários momentos históricos onde se desenvolveram práticas educacionais diversas. A legislação brasileira apresenta novas perspectivas para a educação musical nas escolas. 0 texto também mostra uma experiência concreta no município de Florianópolis, SC, onde uma parceria entre a Universidade e a Secretaria de Educação tem contribuído para o estabelecimento de uma ação efetiva em termos de educação musical.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Felerencn I cunicular nacional para a educacdon/antil. Secretaria de Educagao Fundamental. Brasilia: MEC/SEE 1998.

BRASIL. Pardmetro s cuniculares nacionais - 1a a 4a s6rie. Secretaria de EducaQao Fundamental. Brasilia: MEC/ sEE 1998.

BRASIL. Pardmefro s curricularcs nacionais: Arte _ Sa aff s6rle. Secretaria de EducaQao Fundamental. Brasilia: MEC/SEE 1998.

FIGUEIREDO, S. L. F. proposta cunjcular de mfsica para o municipio de Florian6polis. Anais do l Encontrc Regional Sul da ABEM e ll SeminArio de Educaaao Musical da UDESC. Ftorianopotis: UDESC. 2000. ion Line: htlp://www udesc.br/centros/ cearyarteonline)

FUENTES, P & CERVEFA. J. pedagog ia y didAtica para mrslcos. Valencia: Piles, 1999.

HENTSCHKE, L. & OLIVE|RA, A. A educacao musical no Brasil.n L. Hentschke (org.) . Educagao musicalem paises de llnguas neolatinas (pp.47 a64). porto Alegre: UFRGS, 2OOO.

HODGES, D. A. (Ed.) Handbook of music psychology (2 - ed.). San Antonio: Institute tor lvlusic Research (llvlR), 1996.

MILLS, J. Music in the primary school. Cambridge: Cambridge University Press, 1991 .

NEVES, C. B. et al (org.) (1999). ter e escreyer.. Compromisso de todas as dreas. PortoAlegre: UFRGS, 1999.

PENNA, M. (org.). Os parAmetros curriculares nacionais e as concepgdes de arfe. Caderno de Estudos n. 15. Paraiba: UFPB, 1998. (Grupo de Estudos do Departamento de Artes do Centro de Ciencias

Humanas, Letras e Artes da UFPB) SANTOS, R. M. S. Critica, prazer e criagdo musical no

ensino-aprendizagem musical. Anals do 40 Simp6sio Paranaense dEducaQeo Musical.Londtina: UEL, 1995.

SAVIANI, D. A nova lei da educaQeo: Trajet6ria, limites e perspecrvas (3. ed.). S5o Paulo: Autores Associados, 1997.

SOUZA, J. (org.) Projetos na escola: Registro de uma experi'ncia em formag1o continuada. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

SZoNY|, E. Koddly's pinciples in pnctice:An approach to mf,s,ic educAtion thrcugh the l{oddly Mekod Budapest: Corvina, 1990.

Publicado

2013-01-09

Cómo citar

DE FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira. A Educação Musical e os Novos Tempos da Educação Brasileira. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 43–58, 2013. DOI: 10.5965/2358092501012002043. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3034. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos