A Educação Musical e os Novos Tempos da Educação Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092501012002043Abstract
Este artigo apresenta uma visão panorâmica sobre a educação musical no Brasil, focalizando sinteticamente vários momentos históricos onde se desenvolveram práticas educacionais diversas. A legislação brasileira apresenta novas perspectivas para a educação musical nas escolas. 0 texto também mostra uma experiência concreta no município de Florianópolis, SC, onde uma parceria entre a Universidade e a Secretaria de Educação tem contribuído para o estabelecimento de uma ação efetiva em termos de educação musical.Downloads
References
BRASIL. Felerencn I cunicular nacional para a educacdon/antil. Secretaria de Educagao Fundamental. Brasilia: MEC/SEE 1998.
BRASIL. Pardmetro s cuniculares nacionais - 1a a 4a s6rie. Secretaria de EducaQao Fundamental. Brasilia: MEC/ sEE 1998.
BRASIL. Pardmefro s curricularcs nacionais: Arte _ Sa aff s6rle. Secretaria de EducaQao Fundamental. Brasilia: MEC/SEE 1998.
FIGUEIREDO, S. L. F. proposta cunjcular de mfsica para o municipio de Florian6polis. Anais do l Encontrc Regional Sul da ABEM e ll SeminArio de Educaaao Musical da UDESC. Ftorianopotis: UDESC. 2000. ion Line: htlp://www udesc.br/centros/ cearyarteonline)
FUENTES, P & CERVEFA. J. pedagog ia y didAtica para mrslcos. Valencia: Piles, 1999.
HENTSCHKE, L. & OLIVE|RA, A. A educacao musical no Brasil.n L. Hentschke (org.) . Educagao musicalem paises de llnguas neolatinas (pp.47 a64). porto Alegre: UFRGS, 2OOO.
HODGES, D. A. (Ed.) Handbook of music psychology (2 - ed.). San Antonio: Institute tor lvlusic Research (llvlR), 1996.
MILLS, J. Music in the primary school. Cambridge: Cambridge University Press, 1991 .
NEVES, C. B. et al (org.) (1999). ter e escreyer.. Compromisso de todas as dreas. PortoAlegre: UFRGS, 1999.
PENNA, M. (org.). Os parAmetros curriculares nacionais e as concepgdes de arfe. Caderno de Estudos n. 15. Paraiba: UFPB, 1998. (Grupo de Estudos do Departamento de Artes do Centro de Ciencias
Humanas, Letras e Artes da UFPB) SANTOS, R. M. S. Critica, prazer e criagdo musical no
ensino-aprendizagem musical. Anals do 40 Simp6sio Paranaense dEducaQeo Musical.Londtina: UEL, 1995.
SAVIANI, D. A nova lei da educaQeo: Trajet6ria, limites e perspecrvas (3. ed.). S5o Paulo: Autores Associados, 1997.
SOUZA, J. (org.) Projetos na escola: Registro de uma experi'ncia em formag1o continuada. Porto Alegre: UFRGS, 1999.
SZoNY|, E. Koddly's pinciples in pnctice:An approach to mf,s,ic educAtion thrcugh the l{oddly Mekod Budapest: Corvina, 1990.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.