“Trocadilho”

uma proposta pedagógica circense para a Educação Infantil

Autores/as

  • Simone Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Carolina Dias Laranjeira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092525252021045

Palabras clave:

Ensino do Circo, Metodologia Educacionais em Artes, Educação Infantil

Resumen

O presente artigo apresenta um dos resultados de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida em colaboração com crianças da turma do Pré-Escolar II e professoras de um CREI (Centro de Referência de Educação Infantil) na periferia de João Pessoa - PB. Desde a experiência artística profissional adquirida no Circo, narra-se o percurso de criação de uma proposta pedagógica baseada na junção da arte circense com os jogos e as brincadeiras infantis. Tal proposta, chamada de “Trocadilho”, é analisada ao descrever princípios e conteúdos próprios dos saberes artísticos e educativos do circo e identificar parâmetros que guiam o currículo praticado a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A intervenção no ambiente educacional, provocada pela proposta, permite afirmar que é possível aprender o circo por meio das culturas infantis, ao mesmo tempo em que se permite à comunidade escolar e não apenas ao público infantil o brincar por meio do circo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Alves, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Educação Básica em João Pessoa, faz parte da equipe de direção do Centro Cultural Piollin, do Fórum Paraibano de Circo e da Rede Paulo Freire. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especialização em supervisão e orientação escolar pelo Centro Integrado de Tecnologia, e em Educação Emocional pelo Espaço Arte Yoga. É mestre em Artes (Prof-Artes/UFPB). Pesquisa e atua na área da Educação Infantil e das Artes cênicas, especificamente, nas Artes Circenses. E-mail: simonefalvesm@gmail.com

Carolina Dias Laranjeira, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes/UFPB) e dos cursos de licenciatura em Dança e bacharelado e licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Dança e Mestre em Artes (UNICAMP), Doutora em Artes Cênicas (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa CosMover: dança em perspectivas pluriepistêmicas. Desenvolve e orienta pesquisas abrangendo os temas: processos criativos, culturas populares, dramaturgia da dança e estados corporais nos âmbitos artísticos e educacionais. E-mail: ca.laran@gmail.com

Citas

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Afiliada, 1981.

BENÍCIO, Eliane. Saltimbancos urbanos: o circo e a renovação teatral no Brasil, 1980-2000. São Paulo: Perspectiva; Salvador: PPGAC/UFPBA, 2018.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PINHEIRO, Pedro Henrique Godoy Gandia; PRODÓCIMO, Elaine. Jogando com o circo. São Paulo: Fontoura, 2009.

BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Ed Unesp; 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017.

COLL, César; POZO, Juan Ignacio; SARABIA, Bernabé; VALLS, Enric. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e das emoções do conhecimento de si. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

FERREIRA, Diego Leandro; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; SILVA, Erminia. Segurança no circo: questão de prioridade. Jundiaí - SP: Fontoura, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GALLO, Fabio Dal. Escola Picolino: o circo social e a arte-educação. São Paulo: Perspectiva; Salvador: PPGAC/UFBA, 2018.

GONSALVES, Elisa. Educação e emoções. Campinas, SP: Alínea, 2015.

KRAMER. Sônia. A infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. Brasília - DF: Ministério da Educação; FNDE, 2006. p. 19-21.

MACEDO, Cristina Alves. Educação no circo: crianças e adolescentes no contexto itinerante. Salvador: Quarteto, 2008.

MENDES, Simone de Fátima Alves; LARANJEIRA, Carolina Dias. Brincadeira só se aprende brincando: Arte Circense na formação (de base e continuada) de professores. Fazer pensar e ensinar artes cênicas: Epistemologias do extremo leste do Brasil. Campinas - SP: Papirus, 2021.

QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. In: Educação e Pesquisa, v. 36, n. 2, 2010. p. 631-643.

SILVA, Ermínia; ABREU, Luís Alberto de. Respeitável público... o circo em cena. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Estudos da infância e sociedade contemporânea: desafios conceptuais. In: O Social em Questão, n. 21, 2009. p. 15-30.

Publicado

2021-09-01

Cómo citar

ALVES, Simone; LARANJEIRA, Carolina Dias. “Trocadilho”: uma proposta pedagógica circense para a Educação Infantil . Revista NUPEART, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 45–66, 2021. DOI: 10.5965/2358092525252021045. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/19742. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a