Arte e resistência: quando o teatro ocupa a periferia da cidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020059Palabras clave:
teatro, formação de espectador, periferiaResumen
O artigo trata de um relato de experiência a partir da prática de formação de espectadores na periferia da cidade de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul. A atividade intuiu aproximar as produções artísticas universitárias, artistas de rua da cidade (malabaristas que trabalham no semáforo) e moradores da ocupação Vila Resistência, zona oeste da periferia santamariense. Vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, a prática teve sua metodologia pautada pela formação de espectadores a partir do pesquisador brasileiro Flávio Desgranges (2003, 2006, 2017). Tem-se nos escritos do pedagogo brasileiro Paulo Freire (1987, 2016) referência para tratar da pedagogia e do ato de assistir de modo ativo a eventos cênicos, estimulando a reflexão sobre a proposição de práticas em contextos de difícil acesso.
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Citas
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