Tem Drama na sala de aula! Articulações entre literatura surda e práticas cênicas na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521212019101

Palabras clave:

drama, teatro, surdez

Resumen

O artigo analisa o contato de crianças surdas, estudantes de uma escola bilíngue, com a literatura surda e o teatro por meio de um processo de Drama. O texto apresenta as práticas propostas durante um ano de trabalho na escola, analisando o desenvolvimento dos estudantes durante o processo. As aulas de teatro aconteceram como parte do projeto de extensão Práticas cênicas na escola: oficinas de teatro com alunos surdos, da Universidade Federal de Santa Maria. Foi observado que, por meio dos elementos do Drama e da apresentação de vídeos de contação de histórias na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), os alunos surdos da escola desenvolveram-se tanto na linguagem teatral quanto na aquisição da língua de sinais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Lourenzo Jardim

Professora de Teatro. Atriz. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM). Participante do Programa de EXtensão Práticas cênicas, escola e acessibildiade.

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora do Departamento de Artes Cências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM). Coordenadora do Programa de EXtensão Práticas cênicas, escola e acessibildiade. Artista da cena.

Citas

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo:

Editora Hucitec: Edições Mandacaru, 2016.

MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura surda: experiência das mãos literárias. 2016. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal

do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2016.

PEREIRA, Diego de Medeiros. Drama na educação infantil: experimentos teatrais com crianças de 02 a 06 anos. Tese (Doutorado em Teatro) – Centro de Artes, Universidade do

Estado de Santa Catarina: Florianópolis, 2015.

PEREIRA, Diego de Medeiros; CABRAL, Beatriz. O espaço de jogo no Contexto do Drama. Urdimento, [s.l.], v. 1, n. 28, 2017. p. 285-301.

SCHLEMPER, Michelle Duarte da Silva. A importância da literatura infantil em LIBRAS no desenvolvimento infantil. Revista Virtual de Cultura Surda. Rio de Janeiro, v. 20, n. 56, 2017. p. 1-23.

SKLIAR, Carlos (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças.

Porto Alegre: Mediação, 1998.

TAKEDA, Agnes. Mãos aventureiras - literatura infantil em Libras. In: Mulheres na ciência: o futuro é feminino. Entrevista concedida por Carolina Hessel. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2019.

Publicado

2019-09-18

Cómo citar

JARDIM, Priscila Lourenzo; BERSELLI, Marcia. Tem Drama na sala de aula! Articulações entre literatura surda e práticas cênicas na escola. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 100–115, 2019. DOI: 10.5965/2358092521212019101. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/15227. Acesso em: 3 jul. 2024.