Tem Drama na sala de aula! Articulações entre literatura surda e práticas cênicas na escola
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521212019101Palavras-chave:
drama, teatro, surdezResumo
O artigo analisa o contato de crianças surdas, estudantes de uma escola bilíngue, com a literatura surda e o teatro por meio de um processo de Drama. O texto apresenta as práticas propostas durante um ano de trabalho na escola, analisando o desenvolvimento dos estudantes durante o processo. As aulas de teatro aconteceram como parte do projeto de extensão Práticas cênicas na escola: oficinas de teatro com alunos surdos, da Universidade Federal de Santa Maria. Foi observado que, por meio dos elementos do Drama e da apresentação de vídeos de contação de histórias na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), os alunos surdos da escola desenvolveram-se tanto na linguagem teatral quanto na aquisição da língua de sinais.
Downloads
Referências
CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo:
Editora Hucitec: Edições Mandacaru, 2016.
MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura surda: experiência das mãos literárias. 2016. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal
do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2016.
PEREIRA, Diego de Medeiros. Drama na educação infantil: experimentos teatrais com crianças de 02 a 06 anos. Tese (Doutorado em Teatro) – Centro de Artes, Universidade do
Estado de Santa Catarina: Florianópolis, 2015.
PEREIRA, Diego de Medeiros; CABRAL, Beatriz. O espaço de jogo no Contexto do Drama. Urdimento, [s.l.], v. 1, n. 28, 2017. p. 285-301.
SCHLEMPER, Michelle Duarte da Silva. A importância da literatura infantil em LIBRAS no desenvolvimento infantil. Revista Virtual de Cultura Surda. Rio de Janeiro, v. 20, n. 56, 2017. p. 1-23.
SKLIAR, Carlos (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças.
Porto Alegre: Mediação, 1998.
TAKEDA, Agnes. Mãos aventureiras - literatura infantil em Libras. In: Mulheres na ciência: o futuro é feminino. Entrevista concedida por Carolina Hessel. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.