Tem Drama na sala de aula! Articulações entre literatura surda e práticas cênicas na escola
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521212019101Keywords:
drama, teatro, surdezAbstract
O artigo analisa o contato de crianças surdas, estudantes de uma escola bilíngue, com a literatura surda e o teatro por meio de um processo de Drama. O texto apresenta as práticas propostas durante um ano de trabalho na escola, analisando o desenvolvimento dos estudantes durante o processo. As aulas de teatro aconteceram como parte do projeto de extensão Práticas cênicas na escola: oficinas de teatro com alunos surdos, da Universidade Federal de Santa Maria. Foi observado que, por meio dos elementos do Drama e da apresentação de vídeos de contação de histórias na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), os alunos surdos da escola desenvolveram-se tanto na linguagem teatral quanto na aquisição da língua de sinais.
Downloads
References
CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo:
Editora Hucitec: Edições Mandacaru, 2016.
MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura surda: experiência das mãos literárias. 2016. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal
do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2016.
PEREIRA, Diego de Medeiros. Drama na educação infantil: experimentos teatrais com crianças de 02 a 06 anos. Tese (Doutorado em Teatro) – Centro de Artes, Universidade do
Estado de Santa Catarina: Florianópolis, 2015.
PEREIRA, Diego de Medeiros; CABRAL, Beatriz. O espaço de jogo no Contexto do Drama. Urdimento, [s.l.], v. 1, n. 28, 2017. p. 285-301.
SCHLEMPER, Michelle Duarte da Silva. A importância da literatura infantil em LIBRAS no desenvolvimento infantil. Revista Virtual de Cultura Surda. Rio de Janeiro, v. 20, n. 56, 2017. p. 1-23.
SKLIAR, Carlos (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças.
Porto Alegre: Mediação, 1998.
TAKEDA, Agnes. Mãos aventureiras - literatura infantil em Libras. In: Mulheres na ciência: o futuro é feminino. Entrevista concedida por Carolina Hessel. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.