Giacomo Bartoloni 60 anos: uma reflexão sobre as narrativas de sua carreira no festival em sua homenagem
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092519192018213Palabras clave:
narrativa histórica , música de concerto , violão clássico , docênciaResumen
O artigo apresenta reflexões sobre o Festival Giacomo Bartoloni 60 Anos, ocorrido de 9 a 11 de agosto de 2017 no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, aproximando-se de teorias que sustentam a história e suas biografias construídas em narrativas. A trajetória desse docente, intérprete e compositor de músicas para o violão de concerto é debatida, fundamentada em conceitos sobre narrativa histórica. O evento seguiu o modelo de um festival de violão clássico para homenagear os 60 anos desse violonista, organizado por Gilson Antunes, Cleyton Fernandes, Fábio Bartoloni (ex-alunos), Gisela Nogueira e Luciano Morais (ex-colegas), com uma programação visivelmente planejada com o intuito do referido tributo ao violonista, no entanto, a ocasião propiciou debater a atividade artístico-cultural do meio erudito musical, a docência, incluindo o nível superior e o papel da universidade pública, bem como o retrato de uma geração que viu o violão passar de instrumento marginalizado a atuante na tradicional música de concerto.
Descargas
Citas
BARROS, José D’Assunção. Tempo e Narrativa em Paul Ricoeur: considerações sobre o círculo hermenêutico. In: Fênix – Revista de História e Estudos Culturais: NEHAC/Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, v. 9, ano IX, Janeiro/Fevereiro/Março/Abril de 2012, pp. 01 – 27. Disponível em http://www.revistafenix.pro.br/PDF28/Artigo_9_Jose_D_Assuncao_Barros.pdf. Último acesso em 29 de agosto de 2017.
BARTOLONI, Fábio Figueiredo. Guido Santórsola: Uma Introdução à obra violonística e seu trabalho como professor para o violão brasileiro. 2004. Dissertação de mestrado em música. UNESP, 2004.
CARVALHO, Isabel C. M.. Biografia, identidade e narrativa: elementos para uma análise hermenêutica. Horiz. antropol., Porto Alegre, v. 9, n. 19, p. 283-302, Julho 2003. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832003000100012&lng=en&nrm=iso . Acesso em ago. 2017.
DE OLIVEIRA, Flávio Ribeiro; GERALDO, Lidiana Garcia. Ditirambo: Culto e Louvor a Dioniso. Revista Hélade, Rio de Janeiro, v 2, n.3, p. 59-60, dez. 2016. Disponível em <http://www.helade.uff.br/v2n3/helade_v2_n3_flavio_e_lidiana.pdf>. Acesso em dez. 2017.
PASSEGGI, Maria. da C. ; SOUZA, Elizeu C. de; VICENTINI, Paula P.. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 369-386, abr. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000100017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em ago. 2017.
PRADA, Teresinha. Violão: de Villa-Lobos a Leo Brouwer. São Paulo: Terceira Margem, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.