Giacomo Bartoloni 60 anos: uma reflexão sobre as narrativas de sua carreira no festival em sua homenagem
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092519192018213Keywords:
narrativa histórica , música de concerto , violão clássico , docênciaAbstract
O artigo apresenta reflexões sobre o Festival Giacomo Bartoloni 60 Anos, ocorrido de 9 a 11 de agosto de 2017 no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, aproximando-se de teorias que sustentam a história e suas biografias construídas em narrativas. A trajetória desse docente, intérprete e compositor de músicas para o violão de concerto é debatida, fundamentada em conceitos sobre narrativa histórica. O evento seguiu o modelo de um festival de violão clássico para homenagear os 60 anos desse violonista, organizado por Gilson Antunes, Cleyton Fernandes, Fábio Bartoloni (ex-alunos), Gisela Nogueira e Luciano Morais (ex-colegas), com uma programação visivelmente planejada com o intuito do referido tributo ao violonista, no entanto, a ocasião propiciou debater a atividade artístico-cultural do meio erudito musical, a docência, incluindo o nível superior e o papel da universidade pública, bem como o retrato de uma geração que viu o violão passar de instrumento marginalizado a atuante na tradicional música de concerto.
Downloads
References
BARROS, José D’Assunção. Tempo e Narrativa em Paul Ricoeur: considerações sobre o círculo hermenêutico. In: Fênix – Revista de História e Estudos Culturais: NEHAC/Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, v. 9, ano IX, Janeiro/Fevereiro/Março/Abril de 2012, pp. 01 – 27. Disponível em http://www.revistafenix.pro.br/PDF28/Artigo_9_Jose_D_Assuncao_Barros.pdf. Último acesso em 29 de agosto de 2017.
BARTOLONI, Fábio Figueiredo. Guido Santórsola: Uma Introdução à obra violonística e seu trabalho como professor para o violão brasileiro. 2004. Dissertação de mestrado em música. UNESP, 2004.
CARVALHO, Isabel C. M.. Biografia, identidade e narrativa: elementos para uma análise hermenêutica. Horiz. antropol., Porto Alegre, v. 9, n. 19, p. 283-302, Julho 2003. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832003000100012&lng=en&nrm=iso . Acesso em ago. 2017.
DE OLIVEIRA, Flávio Ribeiro; GERALDO, Lidiana Garcia. Ditirambo: Culto e Louvor a Dioniso. Revista Hélade, Rio de Janeiro, v 2, n.3, p. 59-60, dez. 2016. Disponível em <http://www.helade.uff.br/v2n3/helade_v2_n3_flavio_e_lidiana.pdf>. Acesso em dez. 2017.
PASSEGGI, Maria. da C. ; SOUZA, Elizeu C. de; VICENTINI, Paula P.. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 369-386, abr. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000100017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em ago. 2017.
PRADA, Teresinha. Violão: de Villa-Lobos a Leo Brouwer. São Paulo: Terceira Margem, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.